Enólogos Selecionados: Filipa Pato

Filipa Pato é uma das enólogas mais renomadas da atualidade e elabora vinhos com refinamento e elegância que conquistaram o consumidor internacional. Filha de Luís Pato, o vitivinicultor português que mostrou ao mundo o potencial da região da Bairrada e da uva Baga, ela lidera o projeto Vinhos Autênticos, Sem  Maquilhagem que parte de alguns conceitos como mínima intervenção nos vinhedos e valorização da autenticidade, ou seja, vinhos que revelem a expressão do terroir onde são feitos.

Apesar de ter crescido em meio aos vinhedos portugueses, a enóloga foi buscar experiências além de suas origens para construir a identidade de seus rótulos. Depois de se formar em Engenharia Química, trabalhou em vinícolas na França, na Austrália e na Argentina até retornar a Portugal para dar início a sua produção própria. O reconhecimento internacional foi impulsionado pelo fato de, em 2011, ter sido eleita, ao lado de outros enólogos, “Revelação do Ano” pela prestigiada revista alemã gourmet Feinschmecker.

Filipa Pato

Sempre com ideias vanguardistas e adepta a experimentações, Filipa Pato é também responsável pela evolução primorosa dos vinhos portugueses que aconteceu nas últimas décadas. Mas mirar o futuro não a impede de cuidar e preservar as tradições locais e as uvas nativas. Conheça alguns de seus vinhos.

3B

Elaborado com as uvas Baga e Bical de, em média, 30 anos de idade, na região da Bairrada, é um espumante elaborado pelo Método Tradicional (com a segunda fermentação em garrafa), sem filtragem. As uvas são colhidas manualmente e o mosto fermenta com leveduras indígenas em toneis de 650 litros e cubas de inox. Na degustação, apresenta cor salmão brilhante e borbulhas numerosas e intensas. Seus aromas lembram framboesa, fermento de pão e toque tostado. Em boca, é seco, frutado e apresenta acidez mineral.

20151029 - Degustação harmoniozada com Filipa Pato-214

FP Bical e Arinto

Vinho branco elaborado na Bairrada com as uvas Bical e Arinto. Depois de passar por uma leve prensagem, o mosto fermenta 80% em tanque e 20% em toneis usados de carvalho francês. Na degustação, percebe-se iodo e sal, pela forte influência do oceano; notas defumadas características do solo calcário; lima e abacaxi, típicas da uva Arinto; e pera e maçã da uva Bical.

FP Baga

Tinto elaborado na Bairrada com as uvas Baga (98%), Bical(1%) e Maria Gomes(1%), de vinhas com idade entre 15 e 80 anos. Fermenta em cubas e lagares e estagia em cubas de inox durante 6 meses. A proximidade com o mar confere aos vinhos aroma intenso e acidez equilibrada.

Nossa Calcário branco

Elaborado com a uva Bical de um único vinhedo localizado em Óis do Bairro, aldeia reconhecida desde o século XIX pela elevada capacidade de criar vinhos brancos, na região da Bairrada. Assinado por Filipa Pato e seu marido, o sommelier William Wouters, é produzido a partir de vinhas velhas, com média de 25 anos, passa por fermentação em barrica de carvalho francês de 500 litros. Vinho de aromas complexos e excelente acidez, deve ser consumido fresco, porém não demasiadamente gelado.

20151029 - Degustação harmoniozada com Filipa Pato-168

Nossa Calcário tinto

Elaborado com a uva Baga e classificado como DOC Bairrada, é produzido a partir de técnicas ancestrais de vinificação com mínimo de intervenção. É assinado por Filipa Pato e seu marido, o sommelier William Wouters. O trabalho de viticultura é manual, mantendo a vegetação natural sem recurso de herbicidas. Com uma pequena percentagem de uva inteira (cerca de 10%), a vinificação da Baga é feita em lagar de carvalho inspirado no tempo dos romanos. O vinho repousa por 18 meses em pipas de 500 litros de carvalho francês (80% usado e 20% novo).

*fotos Carlos Poly.

Tags: , , , , , , ,