Queijos e Vinhos

champanhe deutz

Combinar vinhos com uma tábua de queijos pode parecer fácil, mas é uma missão trabalhosa. É um mito dizer que este casamento é perfeito e, ao contrário do que o senso comum acredita, 70% dos queijos vão melhor com vinhos brancos.

A matéria-prima do queijo é o leite que pode ser de vaca, ovelha, cabra, búfala, etc. Os animais podem estar em inúmeras regiões do mundo, submetidos a tipos diferentes de alimentação e tratamento, o que influencia no sabor da iguaria. Também há de se considerar se o queijo é fresco, mole, curado, azul ou temperado e como é o processo do produtor. Selecionamos algumas combinações comprovadamente gostosas para você testar em casa.

Queijos maturados por fungo, como Brie e Camembert, harmonizam com espumantes seco ou com vinhos tintos com poucos taninos. Experimente um Brie com o champanhe Deutz Classic Brut. Para o Camembert a indicação é o chileno Cefiro Pinot Noir, tinto com agradável textura.

Queijos e vinhos
Queijo Gouda e o vinho branco espanhol Chan de Rosas Clásico.

Gouda e Maasdam, em geral, irão acompanhar vinhos brancos de médio corpo ou tintos de taninos macios. Para o Gouda, o branco espanhol Chan de Rosas Clásico, elaborado com a uva Albariño, fresco e frutado. Para o holandês Maasdam, o chileno Cefiro Sauvignon Blanc, untuoso e volumoso em boca.

Queijos e Vinhos
Queijo Maasdam e o vinho branco chileno Cefiro Sauvignon Blanc.

Queijos de massa dura e com sabor mais forte pedem tintos encorpados, porém com taninos finos, como alguns italianos das denominações Brunello, Barolo e Barbaresco, franceses de Bordeaux ou espanhóis da Ribera del Duero. Nossas combinações sugeridas são Prima Donna com o francês Le Clos de Reynon tinto; Grana Padano com o piemontês Barolo Ludo DOCG; Parmegiano Reggiano com o toscano Brunello di Montalcino Paesaggio Inatteso; e Pecorino com o espanhol Nuestro Crianza.

queijos e vinhos
Queijo Parmigiano com o Brunello di Montalcino Paesaggio Inatteso.

A harmonização clássica de vinhos doces, fortificados, de colheita tardia ou botritizados é com queijos azuis: Gorgonzola com Justino’s Madeira Doce e Roquefort com o vinho de sobremesa francês Château Cantegril Sauternes. O Serra da Estrela, queijo de ovelha curado de pasta semimole amanteigada, fica maravilhoso com o fortificado Vinho do Porto Messias 10 anos.

 

Tags: , , , , , , , , ,