Quais vinhos servir no almoço do Dia dos Pais

Norton DOC Malbec

Já sabe qual vinho abrir para comemorar o Dia dos Pais nesse domingo? O dia é, sem dúvida, propício para finalmente abrir aquele champagne que está guardado a sete chaves na sua adega ou aquele vinho especial de safra antiga – saiba como descobrir se ele está pronto para beber.

Mas se você ainda não tem as ideias claras sobre o melhor rótulo para tomar no Dia dos Pais, faça a sua escolha a partir da comida que será servida.

Menu de carnes

Norton DOC Malbec

Se o cardápio prevê carne assada ou churrasco, Malbec argentino e Cabernet Sauvignon chileno são acompanhamentos clássicos. Escolha um bom rótulo como o Norton DOC Malbec, da centenária vinícola argentina Norton, ou o chileno Caliterra Reserva Cabernet Sauvignon e não terá erro.

Mas se você quiser fugir do tradicional, há muitos outros tintos que ficam excelentes com carnes vermelhas. A uva toscana Sangiovese é perfeita e não por acaso é a favorita dos italianos para acompanhar a famosa bisteca fiorentina. Duas ótimas opções são o Corbelli Chianti DOCG e o Chianti Colli Senesi da prestigiada vinícola Camigliano.

Os tintos de Bordeaux, na França, também costumam combinar com as carnes. É o caso do elegante Château Caronne Ste. Gemme da safra 2016, que amadureceu 12 meses em barrica. Os grandes tintos da Borgonha também ficam espetaculares, não só com a carne, mas com qualquer comida, ainda mais um premier cru como Moillard Pommard Premier Cru Les Charmots.

Menu de peixes

Vinho Norton Select Pinot Noir-1400px

Se seu almoço do Dia dos Pais terá peixes assados ou grelhados, melhor optar por brancos e rosés. Mas uma bacalhoada irá muito bem também com um tinto leve, como um elegante Pinot Noir argentino, como o Norton Select Pinot Noir ou um Beaujolais como o Moillard Beaujolais-Village La Roche.  

País com uma culinária focada em peixes ou frutos do mar, Portugal oferece muitas opções de brancos gastronômicos, desde rótulos mais frescos e minerais como o Tons de Duorum Branco a vinhos mais encorpados, como o Reguengos Régia Colheita Branco Alentejo DOC, que fermenta em barricas de carvalho e fica por meses sur lies, o que traz mais estrutura e complexidade aromática.

Para quem prefere o frescor e elegância dos rosés, a França elabora fantásticos vinhos, como o saboroso Le Rosé de Floridene, que é perfeito com peixes e antepastos. Do Novo Mundo, uma ótima opção é o Caliterra Reserva Syrah Rosé , produzido no Vale de Colchagua, no Chile.

Menu de massas

vinho tinto argentino Norton Altura Cabernet Franc

Lasanha à bolonhesa, macarronada de forno ou massas com molhos de carnes pedem vinhos tintos de médio corpo. Aposte em Merlot, Montepulciano d’Abruzzo, Cabernet Franc ou Carménère. 

Algumas dicas de rótulos são o Carolina Reserva Merlot, da famosa vinícola chilena Santa Carolina, com estágio em barrica de 9 meses e o italiano Corbelli Montepulciano, com seus belos aromas de frutas e flores.

A Cabernet Franc é parente da Cabernet Sauvignon, apresenta o mesmo frescor, mas tem taninos menos marcantes. O argentino Norton Altura Cabernet Franc é elaborado com uvas de vinhedos de altitude no Vale do Uco e amadurece 12 meses em barricas de carvalho e 6 meses em adega.

Se você gosta de Carménère, não pode deixar de provar o Caliterra Pétreo Carménère, um tinto redondo, suculento e saboroso que obteve 95 pontos no guia Descorchados. Amadureceu 18 meses em barricas de carvalho.