Selecionamos 7 vinhos italianos que custam menos que 100 reais.

Vamos de Itália

A Itália é um grande vinhedo, em todas as suas regiões há produção de vinhos. País de história milenar ligada à vitivinicultura, esbanja riqueza de uvas (são 377 variedades autóctones, o país com maior número de uvas nativas do mundo) e de terroirs* que originam vinhos típicos e de muita personalidade.

A Itália é Chianti, Barolo e Brunello – para citar três denominações das mais famosas – mas é muito mais do que isso. Há produção de espumantes, brancos, rosés e tintos para todos os gostos – e bolsos. Dos mais delicados aos mais encorpados, dos refrescantes aos de longa guarda, dos secos aos de sobremesa.

Selecionamos 7 rótulos que você encontra nos mercados por, em média, 100 reais. Uma excelente oportunidade de conhecer alguns exemplares de regiões italianas com excelente custo e benefício. Tim-tim!

 

Frascati San Marco 

Esse é um branco muito tradicional da Itália, produzido na região do Lazio e presente na maioria das cantinas italianas aqui no Brasil. Fresco, leve e seco em boca, apresenta delicados aromas de frutas frescas com toques florais. Versátil, vai bem com aperitivos e entradas.

Terre Natuzzi Bianco Toscana IGT

Vinho branco da belíssima região da Toscana, excelente para acompanhar vegetais e peixes com molhos leves. Entre seus aromas, frutas como banana e abacaxi. Esse vinho alia a tradição dos italianos com técnicas modernas de vinificação.

Caldora Trebbiano d’Abruzzo 

Branco elaborado com a uva Trebbiano, na região de Abruzzo, esse é um vinho ideal para dias quentes e pratos leves, à base de peixes, por exemplo. É marcado por aromas de frutas tropicais e em boca é seco, possui acidez média e é muito refrescante.

Forte Ambrone Vino Rosso d’Itália 

Combinação das principais uvas da Toscana, esse tinto é macio e apresenta taninos sedosos. Indicado para acompanhar pratos condimentados ou ainda com carnes vermelhas magras. Na degustação, intensos sabores de frutas vermelhas.

Barbera La Quercia DOC Piemonte 

Pelo sabor e pela versatilidade esse é um tinto que deveria estar em todas as adegas. Elaborado na famosa região do Piemonte, com a uva Barbera, possui aromas de frutas vermelhas e em boca é seco e muito equilibrado. Vai bem com pizzas de maneira geral, mas também pode ser degustado sem acompanhamentos.

Belosguardo Chianti DOCG

Os vinhos Chianti, da Toscana, são especialidade dos italianos. O DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) que acompanha o nome é a classificação mais alta da Itália, sinônimo de qualidade. Seco, leve e frutado, fica uma delícia com massas com molhos vermelhos ou tábua de frios.

Corbelli Montepulciano d’Abruzzo 

Ideal para acompanhar carnes vermelhas grelhadas, massa à bolonhesa ou

queijos maturados, como Gruyère, Estepe, Provolone e Parmesão, esse tinto é elaborado na região de Abruzzo com a uva Montepulciano. Robusto, destacam-se os aromas de frutas maduras, especiarias e notas de alcatrão.

* Terroir é uma palavra francesa usada para designar uma série de fatores naturais e humanos que governam a cultura da vinha e a fabricação do vinho, como solo, clima, aspectos do terreno (como altitude e inclinação) e práticas de cultivo (a mão do homem) que torna cada vinhedo único.

 

Tags: , , ,