10 vinhos perfeitos para o frio

vinho tinto na taça

O inverno finalmente chegou. Uma boa notícia para quem gosta de frio, comidas quentinhas como fondues e, claro, bons vinhos. Os rótulos mais encorpados e alcoólicos são perfeitos para a estação mais fria do ano.

Você deve estar pensando em vinhos tintos, mas não se engane: há muitos brancos com essas características e que podem ser aproveitados nas próximas semanas, como os Chardonnays argentinos com passo por barrica, os brancos da Rioja (Espanha) e do Alentejo (Portugal). Deixe os brancos mais leves para os dias mais quentes.

Mas é claro que os tintos vão reinar nas mesas até, pelo menos, as temperaturas subirem novamente. Opções não faltam: desde o Malbec argentino, sempre rico em corpo, fruta e álcool, ao Tannat uruguaio, com seus taninos marcantes e álcool presente, sem esquecer os encorpados e saborosos Cabernet Sauvignon do Chile.

Tintos leves, como Pinot Noir, Gamay e Dolcetto, funcionam melhor nas meias estações. Aposte nos tintos do sul da Itália, como Primitivo e Negroamaro, duas uvas ricas em aromas frutados, textura e teor alcoólico, ou nos espanhóis como passo por barrica, que surpreendem pela potência, ou nos portugueses elaborados com Touriga Nacional e Alicante Bouschet.

Esses vinhos mais robustos são perfeitos com comidas mais substanciosas, como carnes assadas e grelhadas, estrogonofes, feijoadas, carnes de panelas, quirera com suã, lasanha à bolonhesa e massas com molhos de carnes. Pratos perfeitos para os dias mais frios.

Confira 10 vinhos perfeitos para o inverno.

Este branco assinado pelo premiado enólogo João Portugal Ramos apresenta aromas de frutas cítricas com notas tostadas. Em boca, tem frescor e mineralidade, além de deliciosa untuosidade. Parte da fermentação ocorre em barricas e, em seguida, amadureceu por 8 meses em barricas de carvalho francês e húngaro. Perfeito com peixe cação com coentro acompanhado de pão frito.

Da Bairrada, este vinho branco da vinícola portuguesa Caves Messias passa por fermentação parcial em carvalho francês, o que lhe confere maior complexidade. No nariz, apresenta aromas intensos com notas exóticas de maracujá e nuances de erva fresca cortada. Em boca, é fresco, ligeiro e com toques minerais.

Apresenta aromas intensos de frutas escuras, folha de eucalipto e notas de especiarias. Em boca, é muito equilibrado, com taninos sedosos e longo final. Fermentou em lagares de mármore com pisa a pé e amadureceu 12 meses em barricas de carvalho americano e francês. Harmoniza com carne de cordeiro.

Tinto português com aromas complexos de frutas que lembram mirtilos, com notas minerais. Em boca, possui ótima estrutura, taninos sedosos e acidez refrescante. Elaborado apenas nos anos em que a variedade Baga atinge a plena expressão. Possui grande potencial de guarda. Amadureceu por 24 meses em barrica de carvalho francês. Harmoniza com leitão assado.

Tinto chileno com aroma de frutas escuras maduras, como cerejas, e chocolate amargo. Em boca, é seco, encorpado, possui boa acidez, taninos aveludados e final equilibrado. Amadureceu 14 meses em barrica de carvalho francês. Ideal para acompanhar massas, carnes vermelhas e queijos maturados.

Tinto espanhol com aromas complexos e intensos de fruta em compota, especiarias e notas de baunilha. Em boca, destacam-se os taninos macios e excelente estrutura.

Amadureceu por 18 meses em barricas de carvalho francês e, posteriormente, estagiou 18 meses em garrafa antes da comercialização. Harmoniza com carnes vermelhas grelhadas.

Tinto italiano produzido na região Puglia, no sul da Bota, com belos aromas de frutas vermelhas e ervas, como tomilho. Em boca, é seco, possui corpo médio, boa acidez, taninos finos, com final longo. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos duros.

Tinto argentino com aromas de frutas escuras maduras, especiarias e tabaco. Em boca, é complexo, carnudo e persistente. Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho. Acompanha massas com molhos à base de carnes e carnes assadas.

Tinto de Bordeaux com aromas intensos de fruta vermelha e negra, compota, notas de carvalho e tabaco e um toque de mel. Em boca, destacam-se os taninos presentes, porém macios, a acidez equilibrada e agradável, a elegância e o final persistente. Amadureceu por 12 meses em barrica de carvalho francês. Acompanha carnes vermelhas, carnes de caça e queijos curados.

Tinto uruguaio com aroma de frutas escuras e notas de chocolate e tostado. Em boca, possui excelente acidez com taninos bem estruturados e final equilibrado. Amadureceu em barrica de carvalho para maior complexidade. Ideal para acompanhar pratos à base de carnes assadas, queijos maduros, massas.

Quer adicionar esses vinhos ao seu mix de produtos? Entre em contato com um de nossos representantes e conheça o portfólio Porto a Porto!