Preparando a adega para o fim do ano? Confira nossa seleção de 6 espumantes para brindar.

Espumantes

Apesar de 2020 não ter sido um ano fácil para ninguém, estamos chegando nas épocas festivas e a nossa sugestão é brindar na esperança de que 2021 seja um ano melhor! Independentemente de ser um brinde a dois, com amigos ou família, respeitando todas as regras de prevenção e distanciamento social, nossa sugestão é que o tim-tim seja com espumantes. Por isso, fizemos uma seleção de 6 rótulos para você escolher o que mais se adapta ao seu momento.

Le Colture Sylvoz Prosecco Brut DOC

Espumante elaborado com a uva Glera, a permitida para a produção de Prosecco (curiosidade: antigamente o nome da uva era Prosecco, mas como houve muita apropriação indevida do nome, eles resolveram chamá-la de Glera). A vinícola está localizada em Santo Stefano di Valdobbiadene, uma pequena aldeia situada nas montanhas de Prosecco, no Vêneto, na Itália. Aromas frutados são a marca desse espumante, além de ser seco em boca e com ótima acidez, o que faz dele muito gastronômico. Pode ser consumido sozinho ou ainda acompanhar pratos com peixes, frutos do mar, saladas e legumes.

Veuve du Vernay Brut Rosé

Nem todo espumante francês é champanhe! Existem outras regiões que elaboram excelentes exemplares, como a Borgonha. Este aqui provém das uvas Syrah, Pinot Noir e Grenache, que resultam em um lindo tom rosa. Os aromas lembram frutas vermelhas, com notas florais e minerais. Em boca é seco, possui corpo leve, boa acidez e final longo. Ótimo com peixes, massas leves e queijos curados.

Cava Don Román Brut

Nesse cava seco a variedade de uva predominante é a Xarel.lo, mas também fazem parte da composição a Macabeo e a Parellada, três típicas da Espanha. Amadurece 9 meses sobre as borras, o que confere maior complexidade de aromas e sabores. Na degustação apresenta bolhas pequenas e que formam fina perlage (aquele colarzinho que a gente vê na taça). É um vinho muito agradável, com toques de maçã, possui boa acidez e larga persistência. Ótimo para acompanhar aperitivos ou uma tábua de frios.

3B Rosé

Um rosé de aromas frutados com notas de tostado e muita elegância em boca. Essas são as marcas registradas do espumante 3B Rosé Brut, elaborado pela famosa enóloga Filipa Pato. As uvas são Baga e Bical, da Bairrada, a região mais prestigiada de Portugal para a produção de espumantes. Vai super bem sozinho, mas também pode acompanhar uma refeição inteira, da entrada a sobremesa.

Espumante Grande Reserva Blanc de Noirs

Espumante de intenso aroma frutado e de panificação, resultado dos 48 meses que estagia sobre as borras. Também elaborado na Bairrada, em Portugal, em uma produção artesanal e limitada. Em boca é cremoso, frutado e com acidez prolongada. Excelente sozinho, mas também acompanha refeições inteiras, da entrada ao prato principal.

Deutz Brut Classic

Deutz é um dos principais nomes de Champagne e certamente este rótulo proporcionará uma experiência memorável. Elaborado com as três uvas permitidas pela legislação local, Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, amadurece por, no mínimo, 30 meses em contato com as borras (sur lies). Deste tempo resultam as notas florais, de brioches, amêndoas e frutos maduros, como pera. No paladar é seco, frutado e muito persistente.

Tags: , , , , , ,