Dia da Nebbiolo: 3 vinhos tintos do Piemonte imperdíveis

uva tinto Nebbiolo

A Nebbiolo reina entre as uvas tintas italianas e nos presenteias com vinhos intensos e poderosos que tem potencial para envelhecer e evoluir com o passar dos anos. Nasce dela alguns dos rótulos mais icônicos da Itália, como Barolo e Barbaresco, vindos da região do Piemonte, no noroeste do país.

A Nebbiolo se destaca por produzir vinhos com aromas complexos de frutas vermelhas, flores, alcatrão e até trufas. O sabor é intenso e persistente, marcado por uma acidez vibrante e taninos que garantem uma vida longa na garrafa.
Para alcançar a maturação ideal, a Nebbiolo precisa de boa exposição solar. Seus vinhedos se situam nas encostas das colinas, entre 200 e 450 metros de altitude, protegidos das geadas.

O nome Nebbiolo deriva de “nebbia”, que significa neblina em italiano. Uma referência à pruína, a camada cinzenta que cobre as bagas, ou à neblina outonal que toma conta das colinas piemontesas durante a vindima.

Esta uva tinta aprecia solos calcáreos e a amplitude térmica entre dia e noite para alcançar a maturação perfeita. Sua sensibilidade às condições climáticas e de solo resulta em vinhos distintos mesmo em uma área restrita.

Pela legislação italiana, o Barolo exige 38 meses de envelhecimento, enquanto o Barolo Riserva demanda 62 meses.

A região do Piemonte, que significa “ao pé do monte” pela proximidade com os Alpes, concentra diversas Denominações de Origem Controlada (DOCs). A sub-região do Langhe é o coração da vitivinicultura piemontesa, lar das cidades de Barolo e Barbaresco.

Na terra poderosa do Piemonte, nascem os vinhos Truffle Hunter da renomada vinícola Bosio Winery. Essa linha homenageia outro ícone gastronômico e cultural da região: as trufas.

Os vinhos Truffle Hunter são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora, e podem ser encontrados também no e-commerce Grande Adega. Conheça:

Truffle Hunter Leda Nebbiolo d’Alba DOC

Truffle Hunter Leda Nebbiolo

Nebbiolo é o nome da uva e Alba é a área onde ela é cultivada, em uma altitude média de 300 metros e solo argilo-calcário. Possui acidez e taninos destacados, com aromas que lembram cerejas e mirtilos, além de toques defumados e de especiarias. Vinho de ótima personalidade.

Amadurece 24 meses em barricas e combina com queijos e carnes vermelhas.

Truffle Hunter Leda Barbaresco DOCG

vinho tinto Barbaresco Truffle Hunter

Barbaresco tem a reputação de “irmão” do Barolo. Entre as diferenças, nos Barbarescos os taninos são mais macios e o vinho evolui mais rápido. Além dos taninos macios, possui sabores de groselha e cerejas e um longo final que lembra chocolate. Excelente intensidade e profundidade.

Amadurece 24 meses em barricas e combina com queijos e carnes vermelhas.

Truffle Hunter Leda Barolo DOCG

Vinho tinto Barolo Truffle Hunter

Barolo é um verdadeiro ícone da vitivinicultura mundial. Este vinho é elaborado com a uva Nebbiolo proveniente do vinhedo Verduno, localizado em altitudes entre 300 e 350 metros de altura, de solo argilo-calcário. Amadurece por 3 anos em barricas francesas. Demonstra toda a tipicidade do Barolo, com aromas florais, notas apimentadas, leve alcaçuz, além de sugestões a tabaco, couro e alcatrão. Vinho encorpado e de taninos sedosos.

É perfeito com queijos fortes e carnes vermelhas suculentas.