Vinhos para o Outubro Rosa

Há quase 30 anos outubro é o mês para relembrar a importância da prevenção do câncer de mama. A proposta do movimento chamado Outubro Rosa é que o número de mulheres informadas se multiplique e que haja redução da mortalidade em virtude da doença. Para isto, todos vestem rosa e se unem em prol da saúde feminina. As importadoras Porto a Porto e Casa Flora abraçam a ideia, mais uma vez, e selecionam vinhos rosés em homenagem a esta bela causa.

De Portugal a sugestão é o espumante 3B, elaborado pela enóloga Filipa Pato com as uvas Baga e Bical na região da Bairrada. Elegante e delicado, seus aromas lembram framboesa e fermento de pão. Em boca é seco, frutado e possui ótima acidez. Um vinho espumante perfeito para acompanhar queijos de pasta dura, salmão e frutos do mar.

Para os que apreciam um espumante francês, a dica é o Veuve du Vernay Brut Rosé. A vinícola está localizada na Borgonha e os vinhos são elaborados seguindo a tradição francesa da Maison Patriarche. Apresenta aromas de frutas vermelha, floral delicado e mineral. Ideal para ser servido como aperitivo ou para acompanhar queijos, embutidos, peixes e frutos do mar.

Lançamento no Brasil, o vinho português Monsaraz DOC Rosé é elaborado no Alentejo com as uvas Aragonez, Tricandeira e Castelão. Apresenta uma linda cor rosada e intenso aroma de frutas. Na boca é fresco, equilibrado e persistente. Ótimo como aperitivo, além de acompanhar com maestria pratos com mariscos ou carnes brancas.

Da França o selecionado é o Le Rosé de Floridene, da Domaine Denis Dubourdieu. Esse vinho elegante, produzido com as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, apresenta intenso aroma de groselha, maracujá e morango. No paladar é seco, saboroso e refrescante. Vinho excelente para aperitivo ou ainda para acompanhar peixes grelhados.

Do Chile o destaque é o Cefiro Reserva Syrah Rosé, elaborado pelo produtor Viña Casablanca no melhor terroir de clima frio do país. É leve, frutado, fresco e muito bem equilibrado. Acompanha perfeitamente sushi, sashimi e tartare de salmão.

 

Tags: , , , , , , , , ,