Espumantes para brindar o fim de ano

Selecionamos algumas dicas para celebrar em grande estilo.

Independentemente do momento, temos nossos motivos para brindar neste fim de ano. Nada melhor que caprichar na escolha do espumante, vinho que é sinônimo da arte de bem viver. Selecionamos um cava espanhol, dois espumantes portugueses e dois champanhes para você escolher o que mais se encaixa no seu perfil. Para a experiência ser completa, separamos algumas dicas para um serviço perfeito da bebida. Confira!

 

Cava Don Román Brut

Nesse cava seco a uva predominante é a Xarel.lo, mas também fazem parte da composição a Macabeo e a Parellada, três variedades típicas da Espanha. Amadurece 9 meses, o que confere grande complexidade. Na degustação apresenta bolhas pequenas e que formam fina perlage (aquele colarzinho que a gente vê na taça). É muito agradável, seus aromas lembram maçãs, possui boa acidez e ótima persistência. Perfeito para acompanhar aperitivos ou uma tábua de frios.

3B Rosé

Um rosé de aromas frutados com notas de tostado e muita elegância em boca. Essas são as marcas registradas do espumante 3B Rosé Brut, elaborado pela famosa enóloga Filipa Pato. As uvas são Baga e Bical, da Bairrada, a região mais prestigiada de Portugal para a produção de espumantes. Vai super bem sozinho, mas também pode acompanhar uma refeição inteira, da entrada ao prato principal.

 

Espumante Messias Bairrada Extra Brut Milésime

Espumante seco e delicado, elaborado pela Caves Messias, na região da Bairrada, em Portugal, com as uvas Baga, Bical e Chardonnay. A Bairrada possui o melhor terroir do país europeu para a elaboração de espumantes. É produzido pelo método tradicional (segunda fermentação na garrafa), possui aromas de frutas maduras com notas de tostado, é equilibrado e apresenta ótima acidez. É excelente como aperitivo, além de acompanhar muito bem saladas, peixes e frutos do mar.

 

Deutz Brut Classic

Deutz é um dos principais nomes de Champagne e certamente este rótulo proporcionará uma experiência memorável. Elaborado com as três uvas permitidas pela legislação local, Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, amadurece por, no mínimo, 30 meses. Deste tempo resultam as notas florais, de brioches, amêndoas e frutos maduros, como pera. No paladar é seco, frutado e muito persistente. Um champanhe impecável!

Champagne Mandois Brut Origine

Este champanhe leva na composição as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier e amadurece durante 3 anos nas caves subterrâneas da Maison, construídas no século XVIII. Apresenta aromas de frutas com notas de limão. Em boca, destacam-se os sabores de frutas brancas maduras com notas de mel e tostadas, com longo potencial de guarda.

 

Dicas para um serviço perfeito!

 

  • Para gelar um champanhe que estava fora da geladeira em meia hora basta colocá-lo em um balde com água gelada e pedras de gelo – não precisa nem sal, nem álcool. A temperatura de serviço indicada é em torno de 8º C.
  • Bom saber que se o gargalo estiver gelado também será um pouco mais difícil retirar a rolha. Quem deixou horas na geladeira, por exemplo, vai ter mais dificuldade para abrir do que os optaram pelo balde com água e gelo.
  • Tente não espumar demais a bebida, pois quando ela perde gás, perde qualidade. Não sacuda a garrafa.
  • A taça e o vinho estão em temperatura diferentes. Então, sirva dois dedinhos em cada taça para que o copo comece a gelar. Em seguida, complete com o líquido até a altura desejada.

 

Os vinhos podem ser encontrados no e-commerce Grande Adega: www.grandeadega.com.br

Tags: , ,