Massas saudáveis Wakas são feitas com farinhas de superalimentos

massas wakas

Celíacos, veganos e pessoas que buscam melhor bem-estar à mesa têm agora à disposição massas saudáveis elaboradas com farinhas de superalimentos. A linha Wakas, produzida na Argentina e trazida ao Brasil pela Porto a Porto, conta com seis massas à base de farinhas de arroz, milho, chia, quinoa e couve.

A linha conta com as seguintes versões: Fusilli multicereal com Couve, Fusilli multicereal com Quinoa, Fusilli multicereal com Chia, Cornetti com ervilha e chia, Cornetti com grão-de-bico e chia, e Fusilli de feijão branco e quinoa. Todos os produtos são sem glúten, sem lactose, sem conservantes, sem aditivos químicos, 0% gordura trans, 0% colesterol, baixo sódio e sem organismos geneticamente modificados (OGMs).

As massas Wakas têm sabor e textura das massas tradicionais, características alcançadas após muita pesquisa e desenvolvimento de processos e fórmulas naturais, sem aditivos, para obter o equilíbrio dos ingredientes.

Criada em 2016, a Wakas é uma empresa argentina especializada em desenvolver alimentos saudáveis ​​altamente diferenciados, de acordo com as tendências globais. A marca é líder na Argentina em massas secas sem glúten e trabalha com os mais altos padrões de qualidade, além de utilizar matérias-primas consideradas “superalimentos”.

Wakas significa “o sagrado” em quechua, importante família de línguas indígenas, original dos Andes. A essência do trabalho é: honrar a natureza elaborando produtos com ingredientes puros.

Confira a entrevista com Javier Lucero, sócio-diretor da Wakas.

As massas Wakas são elaboradas com farinhas de arroz, milho, chia, quinoa e couve. Qual é o desafio de trabalhar essas matérias-primas para deixar as massas com sabor e textura das tradicionais

Neste ponto é importante destacar o blend de farinhas sem glúten que conseguimos obter, o que nos permite fazer um produto com um ponto “al dente” muito semelhante ao de uma massa italiana de grão duro, e com um sabor muito especial. E mais importante, conseguimos isso sem nenhum tipo de aditivos ou emulsificantes. Wakas é uma das poucas massas sem glúten totalmente natural.

A Wakas se orgulha de usar matérias-primas consideradas superalimentos. Quais são essas matérias-primas e por que são consideradas tais?

Quinoa, couve, amaranto e chia são considerados superalimentos, entre outros organismos pela FAO (Food and Agriculture Organization).

As massas Wakas são pensadas para celíacos e veganos. Elas são direcionadas também para quem não tem restrições alimentares, mas busca bem-estar à mesa?

A Wakas nasceu para alimentar os consumidores de forma saudável, no início a maioria de seus consumidores eram celíacos ou com intolerância ao glúten, a partir de 2018 isso se inverteu e na pandemia a proporção mudou completamente. Hoje estimamos que 85% de nossos consumidores consomem para comer saudável e reduzir o consumo de glúten e farinha de trigo em suas dietas. Entre eles estão atletas de alta performance, corredores, veganos e naturalistas.

A Wakas é uma empresa jovem, fundada em 2016. Como mudou de lá para cá o mercado de comida saudável no Brasil e qual é a tendência para os próximos anos?

O mercado sem glúten no Brasil cresceu 10,7% desde 2016, segundo pesquisa da Mordor Intelligence, e deve continuar assim até 2026. O grande desafio para produtos sem glúten, é estar disponível para os consumidores, ou seja, fácil de encontrar nas gôndolas. Os supermercados nos últimos anos têm dado mais espaço aos produtos sem glúten e acreditamos que esta é a chave para o crescimento da categoria. O produto sem glúten mais consumido é o pão, seguido de massas e biscoitos. Acreditamos que o consumidor passará a valorizar e exigir propostas de produtos inovadores como os nossos, com maiores variedades, com misturas de sementes ancestrais ou proteínas como as que propomos.