Rioja

Dois mil anos de tradição no cultivo da vinha, dois séculos de legado enológico e o reconhecimento oficial como denominação colocaram a Rioja na elite das Denominações de Origem históricas europeias. A vontade dos vinicultores reafirmarem a vocação de excelência para os vinhos produzidos nessa região permitiu consolidar uma imagem de prestígio entre os consumidores, transformando a palavra Rioja em referência de vinhos espanhóis do mundo.

Muito antes de a filoxera arrasar com os vinhedos europeus, evento que começou a ocorrer em 1870, a civilização das vinhas e dos vinhos era uma realidade naquela região, como testemunham os restos arqueológicos que datam da época da dominação romana. A viticultura teve máxima importância econômica durante séculos, sendo o vinho o principal produto comercial ao lado dos cereais.

Em 1102 o Rey Sancho de Navarra reconhecia juridicamente os vinhos da Rioja e em 1635 proibiu-se, na cidade de Logroño (capital da Rioja), que carruagens passassem perto das adegas pelo temor de que “a vibração desses veículos pudessem alterar a qualidade do mosto”, e consequentemente do vinho. Outro documento de 1650 representou a primeira referência documental relacionada a proteção de qualidade e garantia de origem dos vinhos da Rioja. Sendo também muito significativo a criação em 1787 da Sociedade Real Econômica dos Colheiteiros da Rioja Castelhana, cujo objetivo era o fomento do cultivo da vinha, a elaboração do vinho e o seu comércio.

rioja_2

Na segunda metade do século XIX são introduzidos alguns novos métodos de elaboração e envelhecimento dos vinhos e são fundadas algumas das mais famosas bodegas, hoje centenárias. Nasce o Rioja Moderno, dotado de personalidade própria. O nome do produto passa a ser vinculado a sua origem, surgindo a preocupação de se proteger a identidade. Em 6 de junho de 1925 a Rioja é reconhecida como Denominação de Origem mais antiga da Espanha, juntamente com a Jerez.

rioja_3
Adega subterrânea da Marqués de Tomares.

Desde então a região tem sido um modelo em constante processo de modernização e adaptação as exigências dos novos tempos, hábitos de consumo e evolução dos mercados. Não à toa é considerada uma das melhores Denominações do mundo. Conheça alguns vinhos da Rioja trazidos pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora aqui.

marques-de-tomares-reserva
Excelente exemplar da Rioja: Marquês de Tomares Reserva.

 

Tags: , , , , , ,