Você conhece saquê?

saquê

Um pouquinho da história da bebida mais consumida pelos japoneses. Confira!

O Saquê é feito de água, arroz, “koji kin” – um fungo especial com propriedades probióticas – e leveduras. Durante a produção, a mistura das leveduras e “koji kin” resulta em uma bebida com 20% de álcool. Para reduzir o teor alcoólico em 15%, como é comercializado, mistura-se água.

Durante a elaboração é utilizado um arroz específico para a bebida, onde o “koji kin” converte o amido do arroz em açúcar, processo chamado de sacarificação. O arroz começa a fermentar quando as leveduras são adicionadas a esse açúcar.

Acredita-se que o Saquê surgiu na China, nas proximidades do rio Yangtzé, por volta de 4.800 a.C.  A tecnologia empregada foi evoluindo aos poucos, juntamente com o conhecimento sobre água, manejo do arroz, cultura de leveduras e a química.

A bebida era utilizada em rituais do xintoísmo, religião japonesa, nos quais o sacerdote xintô tomava um pequeno gole de Saquê diante do altar, simbolizando a comunhão com os poderes dos deuses. Desde então, a bebida é bastante popular em ocasiões especiais no Japão e conhecida como “bebida dos deuses”.

Saquê no Brasil

A trajetória do saquê no Brasil está diretamente ligada com a imigração japonesa que iniciou em 1908 com a chegada de 781 famílias no Porto de Santos. Com a falta do saquê, os japoneses tentavam consumir a cachaça, mas o sabor forte desagradava. Para atender as reivindicações das colônias imigrantes, o barão Hisaya Iwasaki montou a primeira fábrica de saquê em Campinas no ano de 1936, que com o tempo se popularizou.

A bebida pode ser consumida quente, fria ou à temperatura ambiente em copos de vidro, barro ou porcelana. Possui aromas leves, suaves, ricos e envelhecidos. O saquê pode ser ainda melhor se acompanhado de peixes, aves, carne suína, culinárias vegetariana e asiática com tempero leve. Apesar de a refrigeração não ser obrigatória, o produto deve ser armazenado em local fresco sem luz direta incidente.

Para experimentar, selecionamos o Sake Deiki, fermentado de arroz puro, sem corantes e aromas. É produzido em baixa temperatura com fermento de Kyoto e grãos de arroz polido. Possui graduação alcoólica de 14%.

Aqui a gente ensina uma receita deliciosa de Saquerinha de frutas vermelhas com o Sake Deiki, confira!

Ingredientes:

2 morangos

2 framboesas

cerejas a gosto

2 colheres de sopa de açúcar

40 ml do Sake Deiki

Modo de preparo:

Macere as frutas, misture com o açúcar e adicione o saquê. Sirva em seguida!

 

*Fontes: Saquê para iniciantes e iniciados- Griffith Frost e John Gauntner; Site da Embaixada no Japão no Brasil.

 

 

Tags: , , , ,