Chan de Rosas Clásico, Cuvée e Gran Cuvée

Cinho ha

Recentemente chegou ao Brasil mais um rótulo Chan de Rosas, vinho branco assinado pelo enólogo Marcos Lojo. Para facilitar o entendimento, montamos uma tabela com as diferenças entre os três rótulos. Acompanhe!

Os rótulos Chan de Rosas vem da D.O. Rías Baixas, na Galícia, elaborados a partir de vinhedos no Vale de Salnés, em Pontevedra. O solo granítico e o clima atlântico dão a este vinho 100% Albariño (a Alvarinho portuguesa) as excelentes notas de mineralidade, além das características frutadas e florais. O Clásico passa por um processo de contato com as borras que confere maior complexidade de aromas e sabores.

Vinhos Chan de Rosas.

Da mesma Denominação, e elaborado pelo mesmo processo, vem também o Chan de Rosas Cuvée  (também 100% Albariño). Parte deste vinho (15%) estagia em barricas novas de carvalho francês por aproximadamente 6 meses. É fresco, persistente e untuoso em boca, além de apresentar aromas intensos de flores e frutas brancas, com notas cítricas.

A versão Gran Cuvée, também 100% Albariño (a Alvarinho portuguesa), provêm dos mesmos vinhedos. Porém, 50% amadurecem um mínimo de 4 meses em barrica nova de carvalho francês de 400 litros. Realiza-se battonage (agitar o vinho para manter as leveduras em suspensão), o que confere maior complexidade à bebida. Na degustação apresenta aromas de flores brancas, frutas cítricas e brancas, com sutis notas de baunilha. Em boca é fresco, persistente e untuoso. Disponível apenas em garrafa Magnum (1,5 litro).

 

NOME Clásico Cuvée Especial Gran Cuvée
UVA 100% Albariño 100% Albariño 100% Albariño
DENOMINAÇÃO DO Rías Baixas DO Rías Baixas DO Rías Baixas
LOCAL Valle de Salnés Valle de Salnés Valle de Salnés
FERMENTAÇÃO Fermentação inox Fermentação inox Fermentação inox
DIFERENCIAL Bâttonage semanal para manter os sedimentos (leveduras mortas) em suspensão – aumenta a complexidade de aromas e sabores. 15% do vinho passa 6 meses em barrica nova de carvalho francês de 400m litros. Acontece bâtonnage para suspensão das borras. 50% do vinho permanece 4 meses em barrica nova de carvalho francês de 400 litros. Acontece bâtonnage para suspensão das borras.
FINALIZAÇÃO Engarrafamento Engarrafamento Engarrafamento
VOLUME 750ml 750ml

 

 

1,5 litro

Tags: , , , , , , , ,