A premiada cerveja Innis & Gunn chega ao Brasil

Se misturar cerveja e barrica de carvalho, qual o resultado? Innis & Gunn, cerveja que envelhece em barrica de carvalho e que ostenta o título de escocesa mais premiada no mundo. A história começou em 2002 quando uma tradicional destilaria escocesa de whisky contratou Dougal Sharp, o fundador da Innis & Gunn, pois queria uma cerveja especialmente para temperar as barricas de carvalho que iriam posteriormente armazenar o whisky. A ideia era agregar o adocicado da cerveja ao destilado.

Tempos depois, ao provar a cerveja que eles estavam literalmente jogando fora, descobriram que era simplesmente deliciosa e diferente de tudo que seus criadores já haviam experimentado, pois a bebida se transformou completamente pelo tempo de permanência em barrica. As importadoras Porto a Porto e Casa Flora trazem ao Brasil três tipos da escocesa Innis & Gunn:

 

Innis Gunn 2

 

Innis & Gunn Original

Essa é justamente a que foi descoberta acidentalmente depois de ter passado um período em barricas de carvalho novas. Estilo English Ale e tipo Ale (alta fermentação), leva em sua composição malte ale, malte cristal e trigo. Apresenta cor dourada, que lembra mel, e aromas de baunilha, caramelo e malte tostado. Em boca, é cremosa, lembra tofffe e frutas. Amadureceu 77 dias em barrica e possui graduação alcóolica de 6,6%. Harmoniza com comidas condimentadas, frutos do mar grelhados, hambúrguer e carnes vermelhas grelhadas.

 

Iniis Gunn 3

Innis & Gunn Rum Finish

Cerveja envelhecida no carvalho com uma infusão de runs especialmente selecionados. A Rum Finish surgiu como edição limitada, mas o sucesso foi tanto que agora ela faz parte da família Innis & Gunn regularmente. Estilo English Ale e tipo Ale (alta fermentação), é composta por malte ale, malte cristal, cevada tostada e malte tostado. A cor é vermelho rubi e possui aromas de frutas e especiarias. Em boca é leve, macia, frutada, com notas aromáticas de especiarias. Excelente para acompanhar carnes, em especial as de caça, queijos curados e chutney de frutas. Amadureceu 57 dias em barrica e possui graduação alcoólica de 6,8%.

Innis Gunn 4

Innis & Gunn Toasted Oak IPA

Essa cerveja é elaborada com uma técnica em que o lúpulo é adicionado em três etapas diferentes durante o processo de fermentação. O resultado é uma cerveja de cor amarela dourada, feita de malte ale e trigo. Apresenta aromas de baunilha, grama cortada e grapefruit. Em boca é encorpada, redonda, refrescante, possui boa acidez e é levemente amarga. Estilo English Ale e tipo Ale (alta fermentação), combina com comidas condimentadas e frango empanado. Amadureceu 41 dias em barrica e possui graduação alcoólica de 5,6%.

 

Disponível nos principais pontos de venda do Brasil. 

Tags: , , , ,