Vinhos e Jamón

Jerez Fino

Precisando de ajuda para a deliciosa tarefa de harmonizar jamón e vinhos? Aqui separamos algumas dicas.

Para acompanhar a Linha Premium Josep Llorens sugerimos vinhos espanhóis que contrastem com a saborosa gordura dos cortes e não conflitem com o sal típico do Jamón, ou seja, rótulos que melhorem ainda mais a experiência com um produto sofisticado como estes. No caso, não vamos sugerir vinhos tintos porque podem conflitar com o sal presente nos embutidos.

Para acompanhar o Chouriço, o Salame e o Lombo Ibérico pensamos em duas opções de cava, pois a acidez comum a esses vinhos limpa a gordura do palato: o Cava Don Román Rosé, um espumante seco, frutado em boca, com boa estrutura e de longa persistência, elaborado pelo tradicional produtor espanhol Marqués de Tomares; e o Cava Gramona Pinot Noir Brut Rosé, que também apresenta boa estrutura, justamente por ser elaborado com uma uva tinta, aromas intensos de frutas vermelhas e especiarias e possui excelente acidez.

Já para o Presunto Cru Ibérico Premium Fatiado 60 meses e para o Jamón Ibérico Premium de Bellota com Osso 5 Estrelas 60 meses, que são produtos ainda mais sofisticados, indicamos três vinhos. Começamos com uma harmonização clássica: vinho e comida da mesma região. Escolhemos o Jerez Fino da Bodegas Rey Fernando de Castilla, elaborado no sul da Espanha, na Andaluzia, de onde vem também o Pata Negra. Esta combinação é baseada na tradição e na cultura do país europeu e se destaca pelo contraste entre a acidez do vinho e a gordura da carne.

Uma segunda opção é o Cava Don Román Brut, um espumante seco, redondo, fresco e equilibrado, que também apresenta predicados que irão contrabalancear a untuosidade das peças. Para finalizar as sugestões, o lançamento Cava La Cuvée Gran Reserva Brut, vinho versátil que apresenta boa intensidade de aromas frutados com notas cítricas e em boca é seco, com ótima acidez e notas amanteigadas oriundas do estágio de 36 meses sobre as borras.

Tags: , , , , ,