Whiskies escoceses no Brasil

novos whiskies dalmore jura

Dalmore e Jura: duas das principais marcas de whisky escoceses de grande prestígio e reputação novamente no Brasil.

As importadoras Porto a Porto e Casa Flora trazem ao Brasil, com exclusividade, os whiskies escoceses Dalmore e Jura. Além dos nove rótulos destas marcas, outras três novidades escocesas de pequenas destilarias: Tamnavulin Speyside Single Malt Scotch, Fettercairn 12 Anos Highland Single Malt Scotch e Shackleton Blended Malt Scotch Whisky.

“Trazer esses whiskies de renome mundial faz parte da estratégia da importadora em enriquecer ainda mais o portfólio com bebidas da mais alta qualidade”, comenta a gerente de marketing da Porto a Porto, Camila Podolak. “Já trabalhamos com eles há cinco anos e agora nossa proposta é disponibilizar novamente produtos que são referência nos mercados internacionais e incrementar nosso mix”, completa.

Boa parte do sucesso dos produtos Dalmore e Jura se deve ao premiado e reverenciado Master distiller Richard Paterson. Ele é considerado o melhor nariz da Escócia e, por isso, é chamado de “The Nose”. Seu trabalho é uma arte e consiste em classificar os aromas dos whiskies, selecionando somente os melhores. Por conta disso, seu nariz está avaliado em 2,4 milhões de dólares pela Lloyds.

novos whiskies dalmore

Dalmore

Fundada em 1839, a destilaria está localizada onde há uma das melhores cevadas da Escócia, com vasto suprimento de grãos, turfas da região e a água do rio Alness. Em 1867 foi adquirida pelos irmãos Mackenzie, cujo clã havia conquistado, ainda no século XIII, o direito de colocar um chifre de veado de 12 pontas no brasão da família, símbolo de fidelidade, bravura e coragem, o símbolo oficial da Dalmore.

 

Dalmore Single Malt 12 anos

Estagia por 9 anos em barrica de carvalho americano branco ex-Bourbon e, posteriormente, uma parte permanece no carvalho e outra é transferida para barris de Matusalem oloroso (barrica espanhola que amadureceu esse estilo de vinho de Jerez por 30 anos).

 

Dalmore Single Malt 15 anos

Amadurece em barricas de carvalho americano ex-Bourbon e é finalizado em diferentes estilos de barris de Jerez Oloroso, incluindo Amoroso (uma versão de Cream Sherry), os raros Apostoles (um Jerez muito envelhecido) e Matusalém Oloroso, que são selecionados a partir de bodegas de renome mundial, durante 15 anos.

 

Dalmore Cigar Malt Reserve

É amadurecido em barril de carvalho branco americano de ex-Bourbon, então uma parte é mantida nas barricas americanas e as outras estagiam em barricas de Jerez Matusalem Oloroso e de vinhos de Cabernet Sauvignon. Os três estilos são reunidos e se harmonizam em características e sabores únicos. Harmoniza à perfeição com charutos finos.

 

Dalmore Single Malt 18 anos

Amadurece em barril de carvalho branco americano de ex-Bourbon e, para a maturação final, é transferido em barris que mantiveram durante 30 anos o Jerez Matusalem Oloroso. Esse blend personalizado dá o rico e profundo, com notas de chocolate.

 

Dalmore Single Malt King Alexander III

O King Alexander III é o primeiro Single Malt do mundo a criar um conjunto de 6 acabamentos. O whisky é distribuído em pequenos barris de carvalho branco americano ex-Bourbon, de Jerez Matusalem Oloroso, de madeira, de Marsala, de Porto e de vinho Cabernet Sauvignon. Posteriormente são reunidos e estagiam em botas de Jerez, que são barris de carvalho de 600 litros.

 

JURA

Jura é uma ilha da Escócia. É um lugar mágico, repleto de lendas e mitos, que produz uma incrível gama dos whiskies single maltes Jura. É habitada por uma comunidade de aproximadamente 200 pessoas, possui somente uma rua, um bar e uma destilaria.

 

Jura Journey Single Malt Scotch

Amadurecimento em barricas de carvalho branco americano ex-Bourbon. Em boca percebem-se canela, pera, nozes e caramelo.

 

Jura 10 anos Single Malt Scotch

Amadurece por 10 anos em barril de carvalho branco americano de ex-Bourbon e finaliza em barris de Jerez Oloroso. Em boca percebem-se nectarinas, gengibre e café moído.

 

Jura Seven Wood Single Malt Scotch

Amadurece em barris de carvalho americano branco de ex-Bourbon e em seis tipos diferentes de carvalho francês das regiões: Limousin, Troncais, Allier, Vosges, Jupillese Les Bertranges. Em boca percebem-se pêssego caramelizado, alcaçuz e laranja cristalizada, com toque de fumaça.

 

Jura 18 Anos Single Malt Scotch

Amadurece em barris de carvalho branco americano de ex-Bourbon e finaliza em barris de vinhos franceses classificados como Premier Grand Cru Classé Bordeaux. Em boca apresenta sabores muito complexos de frutas negras, cacau e café, com notas de fumaça.

novos whiskies dalmore e jura

OUTROS WHISKIES

 

Tamnavulin Speyside Single Malt Scotch

A destilaria Tamnavulin está localizada no coração de Speyside, a região produtora de uísque mais famosa da Escócia. Amadureceu em barricas de carvalho americano para obter um sabor doce e suave com um acabamento rico e suave em barril do espanhol Jerez.

 

Shackleton Blended Malt Scotch Wisky

Esse Blended Malt foi inspirado em um whisky deixado na Antártica por Sir Ernest Shackleton, um famoso explorador, no início dos anos 1900. Em 2007 três caixas foram descobertas, congeladas sob o gelo. O Master distiller Richard Patterson realizou análises meticulosas desse whisky antigo e usou como base para criar o Shackleton. Percebem-se, em boca, frutas doces e final persistente de laranja e caramelo.

 

Fettercairn 12 Anos Highland Single Malt Scotch

Localizada no sopé das Cairngorms, a água pura da montanha é um elemento chave para o processo de elaboração do Fettercairn. Ela não é usada apenas como ingrediente, mas também para resfriar os destiladores de cobre, técnica que garantem que apenas os melhores vapores possam subir ao topo para coleta. Esse Single Malt amadurece durante 12 anos em carvalho americano ex-Bourbon e em boca apresenta frutas tropicais, um toque sutil de café torrado, cravo e gengibre.

Tags: , , , , ,