De onde vem os aromas dos vinhos?

De onde vem os cheiros dos vinhos?

A resposta está em substâncias que têm estrutura molecular igual, ou seja, algo que está presente em uma flor ou um vegetal e também em algum composto do vinho. O diacetil, por exemplo, traz o cheiro de manteiga; o geraniol dá a sensação de buquê de flores; e a vanilina é o princípio ativo da baunilha, que confere aquele toque de pudim de leite.

Curiosamente, a substância responsável pelo cheiro de uva, o antranilato de metila, aparece em quantidades baixíssimas na vitis vinífera, que é a espécie de uva que faz vinhos finos, e é por isso que vinho não tem cheiro de suco de uva.

 

É bom lembrar que só reconhecemos aromas daquilo que temos memória olfativa, então, uma boa dica é observar com atenção o perfume de frutas e flores.

 

Um dos maiores estudiosos sobre os aromas dos vinhos foi o enólogo Denis Dubourdieu, cujas cinco propriedades em Bordeaux, na França, atualmente são comandadas por seus filhos, que seguem a mesma filosofia de sustentabilidade e qualidade impecável. Para você conhecer os incríveis aromas possíveis em vinhos selecionamos alguns exemplares da Domaine. Confira!

 

Château Reynon Sauvignon Blanc

Vinho branco elaborado com Sauvignon Blanc. Na degustação, aromas de frutas brancas como pêssego e notas minerais (como giz branco). Seco, complexo, frutado e mineral, com destacada acidez.

Clos Floridène Blanc 

Branco elaborado com as uvas Sauvignon Blanc e Sémillon. Amadurece por 8 meses sobre as borras (são as leveduras mortas), o que confere maior complexidade. Elegante, apresenta intenso aroma frutado com notas minerais. Em boca é seco, muito saboroso, denso e estruturado. Seu potencial de guarda natural é de, no mínimo, 10 anos.

Le Rosé de Floridene

Vinho rosé elaborado com a uva Merlot. Permanece de 5-6 meses em contato com as borras (são as leveduras mortas) antes do engarrafamento. Apresenta intenso aroma de groselha, maracujá e morango selvagem e no paladar é seco, saboroso e refrescante.

Château Reynon

Esse vinho leva em sua composição as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. Estagia em barricas de carvalho francês durante 12 meses. É um tinto aveludado e poderoso, com aromas de groselha negra e alcaçuz. Equilibrado e saboroso.

Château Haura

Vinho tinto que apresenta todas as características de um clássico da margem esquerda de Bordeaux, nos quais a suavidade da Merlot combina com o sabor defumado da Cabernet Sauvignon. Amadurece por 12 meses em barricas de carvalho. Apresenta aromas de frutas vermelhas e negras frescas, acompanhadas de notas de especiarias. No paladar é seco, encorpado e macio.

 

Le Clos de Reynon

 

Vinho tinto elaborado com as uvas Merlot e Petit Verdot. Percebem-se aromas frutados e florais, com notas de menta e pimenta-preta. Em boca é seco, de médio corpo, equilibrado, com taninos macios e de boa persistência.

Château Cantegril AOC Sauternes – AOC Barsac 

Vinho doce elaborado em Sauternes, Bordeaux, com as uvas Sémillon e Sauvignon Blanc. Fermentado em barrica de carvalho, estagia também em barricas durante 9 meses seguidos de mais 9 meses em aço inox antes do engarrafamento. Apresenta aromas de frutas e mel, com toques minerais, e em boca é doce, elegante e equilibrado.

Tabelinha de aromas:

Ácido málico = aroma de maçã verde

Vanilina = aroma de baunilha ou achocolatado

Acetato de benzila = aroma de maçã

B-metil-y-octalactona = aroma de coco

Dimetilsulfeto (em baixa quantidade) = aroma de trufa negra

Aldeído 2-furfural = aroma de caramelo

Geraniol = aroma de rosas

Acetato de Isoamila = aroma de banana

Diacetil = aroma de amêndoa, avelã

Fenil-3-propenal = aroma de canela

 

Tags: , , , ,