“Dinamica branco de Filipa Pato é um vinho de classe”, diz enófilo Guilherme Rodrigues

Vinho Dinamica Branco Filipa Pato

O vinho Dinamica branco, da renomada enóloga portuguesa Filipa Pato, “é um vinho muito charmoso”. “Lembra a própria Filipa que é um charme de pessoa. Ele tem algo a mais, uma classe especial, é um vinho muito bem feito”, avalia o enófilo Guilherme Rodrigues, apresentador do podcast Vinho da Semana, do caderno Bom Gourmet, da Gazeta do Povo (veja abaixo).

Elaborado com as uvas clássicas da Bairrada, Bical e Arinto, por meio da agricultura biodinâmica, parte do vinho estagia em pipas de 500 litros por pouco tempo, apenas para arredondar a bebida, mas sem que pegue gosto de madeira. É um rótulo especial com potencial de guarda de até dez anos, mas que já está pronto para o consumo.

“A Bical é uma uva que agrega mais fruta, untuosidade e suavidade, já a Arinto aporta mais corpo e acidez. É uma combinação perfeita de séculos de experiência”, explica Rodrigues, que sugere acompanhar o vinho com frutos do mar, peixes, aves e carne suína sem muito molho.

“Você cheira [o vinho] e encanta na mesma hora, tem um floral muito agradável, um zest de tangerina, nuances de erva aromática. Na boca, a primeira sensação é aveludada, de seda, que vem da Bical. Lembra pêssego branco bem maduro, pera, tangerina. A acidez deixa o vinho com energia e o fundo mineral, muito gostoso, vem do solo calcário da Bairrada”, destaca o enófilo.

O Dinamica branco está à venda no e-commerce da Grande Adega e pode ser encontrado em redes de supermercados e lojas especializadas de todo o país.

Assista ao episódio completo do podcast Vinho da Semana com Guilherme Rodrigues: