Os melhores vinhos da Porto a Porto em 2023, segundo Jorge Lucki

Vinho francês Chateau Caronne St.e Gemme

Todo final de ano, o renomado crítico de vinhos do Valor Econômico, Jorge Lucki, divulga sua lista pessoal com os melhores vinhos que tomou nos 12 meses anteriores. Em 2023, ele inclui nesta restrita seleção rótulos do Velho e Novo Mundo que são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Ao todo são 11 vinhos de Argentina, Chile, Portugal, França e Itália que se destacaram pela qualidade e que estão disponíveis no e-commerce, redes de supermercados e lojas especializadas em todo o território nacional.

São vinhos produzidos nos melhores terroirs do mundo como Luján de Cuyo, na Argentina, Bairrada, em Portugal, Piemonte, na Itália, e Bordeaux, na França. A seguir, você confere os melhores vinhos de 2023, selecionados por Jorge Lucki.

Tinto elaborado pela renomada vinícola Santa Carolina com estágio de 12 meses em carvalho. Tem aromas de framboesa e mirtilo, especiarias doces, chocolate e baunilha. Em boca, é encorpado, com taninos finos e final longo. Combina com massas encorpadas, carnes vermelhas, carnes de caça, ensopados e queijos maturados.

Norton Altura White Blend 2022

White Blend Norton Altura

Este branco assinado pela renomada vinícola argentina Norton é bem fresco e mineral. Tem aromas cítricos, herbais e de frutas brancas. Em boca, é saboroso e tem final prolongado. Fermenta em ovos de concreto e tanques de inox e é perfeito com saladas, peixes e queijos.

Château Cantegril 2019 Sauternes – 375 ml

Chateau_Cantegril_Sauternes

Vinho francês de sobremesa que dispensa apresentações. Produzido em Sauternes, em Bordeaux, é uma explosão de aromas de frutas e mel, com toques minerais. Em boca é doce, elegante e equilibrado. Harmoniza com foie gras e crême brûlée.

Espumante 3B Blanc de Blancs

Espumante 3B Blanc de Blancs

A renomada enóloga portuguesa Filipa Pato, conhecida por sua enologia biodinâmica, elabora esse espumante branco pelo método tradicional, na região da Bairrada, no norte de Portugal, com uvas autóctones.

Tem notas defumadas e sabores que lembram pera e erva-doce, com toques de tomilho e mel. Acompanha peixes, canapés e queijos leves.

Château Caronne Ste Gemme 2016

Chateau Caronne St.e Gemme

Um grande tinto de Bordeaux, do terroir de Haut-Medóc, na margem esquerda do rio. Rico em aromas de fruta vermelha e negra, notas de carvalho, tabaco e um toque de mel. Em boca, tem taninos presentes e macios, com final persistente. Estagia 12 meses em barrica de carvalho e é perfeito para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça e queijos curados.

Château Haura Graves 2016

Chateau Haura

A renomada vinícola Domaine Denis Dubourdieu produz este esplêndido vinho em Graves, na na margem esquerda de Bordeaux. Tem aromas de frutas vermelhas e negras frescas, acompanhadas de notas de especiarias. Amadurece por 12 meses em carvalho e acompanha carnes vermelhas, risotos de funghi ou queijo e massas com molhos untuosos.

Michele Chiarlo La Court Nizza Riserva 2019

MICHELE CHIARLO LA COURT NIZZA RISERVA DOCG

A premiada vinícola do Piemonte, na Itália, produz este tinto com a uva Barbera. Tem aromas complexos e elegantes que lembram cereja preta com notas de cacau e café. Em boca, possui excelente estrutura, é aveludado e com final muito longo. Amadurece por 30 meses, sendo 12 em barricas.

Michele Chiarlo Palas Barbera d’Asti 2021

Michele Chiarlo Barbera Palas

Elaborado com a uva Barbera, este tinto apresenta aromas de frutas vermelhas. Em boca, é fresco, elegante e muito fácil de beber. Amadurece por 3 meses em tanques de inox. Carnes e peixes grelhados, massas com molho de atum, mexilhão com tomates e pizzas.

Luigi Einaudi Dogliani 2021

Luigi Einaudi Dogliani Dolcetto

Elaborado com a uva Dolcetto pela renomada vinícola do Piemonte, este tinto tem aroma frutado com leve toque de amêndoa. Em boca, é fresco, equilibrado e de longa persistência. Perfeito com aperitivos, massas leves, aves e carnes magras.

Filipa Pato Territorio Vivo Baga 2020

Filipa Pato Territorio Vivo Baga

Cor cereja profunda e intensa com esplêndida fruta no nariz. Em boca, destacam-se frutas como cerejas e ameixas pretas, com notas de tabaco e cacau. É elegante, estruturado e com excelente acidez. As videiras de Baga têm mais de 80 anos. Passa 9 meses em pipas de 500-600 litros e 6 meses de adega. Acompanha vitela, carne de pato e queijos cremosos.

Filipa Pato Nossa Calcário Branco 2019

Filipa Pato Nossa Calcário Branco

Vinho branco, elaborado a partir de vinhas velhas (média de 40 anos). Possui aromas complexos e ótima acidez. Fermenta com levedura selvagem e é submetido a bâtonnages constantes. Amadurece durante 8 meses em pipas de carvalho de 500 ou 600 litros e combina com queijos, pratos de peixes e saladas.