Que tal presentear sua mãe com um belo vinho no Dia das Mães? Domingo 12 de maio é dedicado a elas e um rótulo pode ser um ótimo presente se ela for apreciadora da bebida.
O mundo do vinho, que sempre foi masculino, tem mudado bastante nos últimos anos e se aberto cada vez mais ao público feminino com a presença de enólogas, sommelières e simples amantes da bebida. Segundo a Associação Brasileira de Sommelier, o público dos cursos de formação é composto por 50% por mulheres.
Você não sabe que vinho dar de presente para sua mãe? Quiçá a brincadeira a seguir pode lhe inspirar. Afinal, cada vinho tem características próprias, assim como a mãe: ela pode ser intensa, festeira, determinada, meiga e, claro, muito mais. Mas se pelo menos um desses adjetivos identifica a sua mãe, temos o vinho certo para ela.
Mãe que vive intensamente
Se sua mãe é intensa, por onde passa é um furacão, e gosta de viver de maneira plena, o Truffle Hunter Leda Barolo DOCG é um vinho que se parece com ela. Elaborado no Piemonte, uma das mais renomadas regiões de produção da Itália, a partir da uva Nebbiolo, esse vinho é muito complexo, de aromas florais com notas apimentadas, leve alcaçuz, além de sugestões a tabaco, couro e alcatrão. Em boca, é encorpado, intenso e com taninos sedosos. Amadureceu por 3 anos em barricas francesas e é perfeito para acompanhar queijos curados e carnes vermelhas assadas.
Mãe festeira
Uma mãe que é a primeira a chegar e a última a sair da festa, gosta de se divertir, mas sem perder a compostura, tem a personalidade do Quinta do Valdoeiro Chardonnay. Este vinho branco da Bairrada, em Portugal, se destaca pelos aromas intensos de frutas, como maracujá, e notas de ervas frescas. Em boca, destacam-se as elegantes notas frutadas e minerais. Parte do vinho fermentou em barricas de carvalho francês. Harmoniza com peixes e frutos do mar.
Mãe determinada
Essa mulher merece um vinho com taninos presentes, porém macios, acidez equilibrada e agradável com final persistente, como o Château Caronne Ste Gemme 2016, um tinto elaborado no Haut Médoc, em Bordeaux. É uma bebida muito rica em aromas, com muita fruta vermelha e negra, compota, notas de carvalho e tabaco e um toque de mel. Amadureceu aproximadamente por 12 meses em barrica de carvalho francês. Acompanha carnes vermelhas, carnes de caça e queijos curados.
Mãe meiga
É uma mãe que lembra um vinho doce, mas fortificado como o Madeira Justino’s 10 anos Tinta Negra. Produzido na ilha da Madeira, apresenta aromas que remetem a melaço e caramelo, com a presença de notas tostadas. Em boca, é encorpado, possui taninos macios e excelente acidez. O lote amadureceu em barricas de carvalho por, no mínimo, 10 anos. Ideal para acompanhar chocolate negro, queijos e sobremesa à base de café.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.