Vinhos brancos sul-africanos

vinhos brancos sul-africanos

A enóloga responsável pelos vinhos brancos da vinícola NederburgElmarie Botes, veio ao Brasil apresentar o lançamento The Winemasters Chenin Blanc.

A África do Sul tem tradição vinícola desde o século 17, mas o setor sofreu inúmeros revezes durante centenas de anos e somente na década de 1990 é que a produção sul-africana se destacou mundialmente. Atualmente seus vinhos são reconhecidos pela autenticidade e qualidade. A Pinotage é a grande estrela para os tintos e a Chenin blanc é a uva sinônimo de brancos de excelência.

Nascida em Stellenbosch, a enóloga Elmarie Botes é especialista em Viticultura e Enologia. Após finalizar seus estudos, estagiou em algumas vinícolas como Groot Constantia, Steenberg, Kanonkop e Jordan. Em 2011 foi selecionada para um estágio de três anos pelo Protégé Programme da Cape Winemakers Guild, que oferece a oportunidade de enólogos aspirantes trabalharem ao lado de renomados profissionais.

Em 2013, auxiliou a produção de um Chardonnay na Domaine Pattes Loup, em Chablis, na França. Logo em seguida trabalhou na Fleur du Cap, em Stellenbosch, como enóloga assistente de vinhos brancos. Três anos depois foi promovida a enóloga dos brancos, cargo que ocupou até assumir a função atual na Nederburg.

A Nederburg é uma das vinícolas mais premiadas da África do Sul. Seus vinhos são ricamente frutados e com sabores autênticos. Variam de pequenas edições exclusivas, para conhecedores, até rótulos elaborados para serem consumidos no dia a dia. A talentosa mestre de adega Andrea Freeborough lidera a equipe de enólogos.

Alguns vinhos de destaque da vinícola disponíveis no Brasil:

Nederburg 1791 Sauvignon Blanc

Vinho branco elaborado com a uva Sauvignon Blanc. Apresenta aromas típicos da casta, com delicadas notas de frutas tropicais. Em boca é seco, floral e cítrico.

vinhos brancos sauvignon blanc

Nederburg The Winemasters Sauvignon Blanc

Vinho branco elaborado com a uva Sauvignon Blanc, um dos grandes destaques da África do Sul, apresenta aromas de frutas cítricas com notas herbáceas. Em boca é seco, possui boa acidez e equilíbrio.

 

vinhos brancos sul-africanos

Nederburg The Winemasters Chenin Blanc 2017

Esta uva francesa é considerada uma das melhores brancas do mundo. Hoje representa 18% do total de hectares de vinhedos do país. Neste rótulo a colheita é manual, o vinho fermenta em inox e em seguida os melhores lotes repousam por 6 meses com as leveduras. Uma parte (10%) amadurece 6 meses em barricas de carvalho. Apresenta aromas florais com nuances de coco, damasco maduro, casca de laranja, nectarina e pêssegos frescos. Em boca possui várias camadas de sabores frutados, boa estrutura e cremoso final.

vinhos brancos sul-africanos

Nederburg The Winemasters Pinotage

Vinho tinto que apresenta aromas de frutas negras, com notas de especiarias. Em boca é seco, saboroso, possui acidez equilibrada, taninos finos e final persistente. Envelhece em carvalho francês e americano novo por 12 meses.

vinhos sul-africano

Nederburg The Winemasters Shiraz

Vinho tinto que apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias (cravo e canela) e toques de chocolate amargo. Em boca é seco, encorpado, acidez equilibrada com taninos finos e final intenso. Estagia em barricas de carvalho francês e americano por 18 meses.

vinhos sul-africanos

Nederburg Noble Late Harvest

Vinho de sobremesa elaborado com uvas 100% botritizadas (Chenin Blanc e Muscat). Possui aromas de mel, tangerina, abacaxi e pêssego. Em boca, é encorpado e possui acidez elevada que equilibra a doçura.

vinho branco sul-africano

Tags: , , , , , , , ,