A Áustria, oficialmente República da Áustria, é um país localizado na Europa Central. É limitada pela Alemanha e República Checa ao norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália, ao sul, e Suíça e Liechtenstein a oeste.
O território da Áustria abrange 83.872 quilômetros quadrados. O terreno é muito montanhoso, devido à presença dos Alpes; apenas 32% do país é inferior a 500 metros de altitude e seu ponto culminante chega aos 3.797 metros. A maioria da população fala alemão, que também é a língua oficial do país. Outros idiomas regionais reconhecidos são croata, húngaro e esloveno.
Os vinhedos se localizam ao leste, ao longo das fronteiras tcheca, eslovaca, húngara e eslovena. As regiões vinícolas são: Niederösterreich (Baixa Áustria), Viena (Wien), Burgenland e Steiermark (Styria).
O clima é continental, com zonas temperadas, sem muitos extremos. Destaque para o fato de estar na mesma latitude que a Borgonha, na França. Os vinhedos são influenciados pelos clima continental que vem das estepes húngaras e também das condições europeias mais moderadas. A altitude dos vinhedos varia de 200 a 560 metros. Os solos são basicamente Loess (arenoso, que absorve calor), granito, calcário, ardósia, marga, terra marrom e solos vulcânicos. O que impede temperaturas extremas é o Rio Danúbio, que corta o país inteiro.
A principal uva da Áustria é a Grüner Veltliner, que produz desde espumantes até Spätlese (vinhos de “colheita tardia” ou late harvest). Suas uvas mais maduras atingem doçura entre 172–209 g/l de açúcar residual, embora possam ser “Trocken” se o período de fermentação for estendido (Trocken são os vinhos secos, com menos de 9 g/l de açúcar residual). Outras brancas são Welschriesling, Weiber Riesling, Weiber Burgunder, Müller-Thurgau, Chardonnay, Sauvignon Blanc. Entre as tintas, Zweigelt, Blaufränkisch, Blauer Portugieser, Blauburger, St. Laurent, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Christ é o nome do produtor de vinhos austríacos que a Porto a Porto traz ao Brasil. Possui cerca de 400 anos de tradição familiar, com filosofia orientada pela natureza e espírito inovador. Localizada em Bisamberg, no distrito de Korneuburg, a cinco quilômetros de Viena, guarda uma herança de vinhedos de primeira classe com algumas videiras muito antigas. O estilo de vinhos é caracterizado pelo respeito à natureza, as técnicas puristas e busca pela autenticidade. O manejo das videiras é extremamente cuidadoso, com colheita manual e seleção criteriosa. Solos e clima no Bisamberg são perfeitos para a viticultura. A diversidade geológica varia de cascalho aluvial, glacial em socalcos, calcário com fósseis, camadas de loess e xisto. Todos os vinhos são veganos.
Os vinhos:
Grüner Veltliner Bisamberg 2019
Produtor: Christ| País: Áustria | Região: Viena |
Bisamberg é um município em Korneuburg (distrito) localizado a cerca de 5 km a nordeste de Viena.
Uva: Grüner Veltliner
Vinificação: uvas colhidas à mão e o vinho permanece 3 meses em inox.
Açúcar residual: 3,8g/l
Graduação alcoólica: 12,5%
Degustação: fresco, com sabores que lembram maçãs verdes e peras com toque mineral.
Grüner Veltliner Bruch 2019
Produtor: Christ| País: Áustria | Região: Viena
Uva: Grüner Veltliner
Bisamberg é um município em Korneuburg (distrito) localizado a cerca de 5 km a nordeste de Viena.
Bruch é um vinhedo que fica em uma encosta íngreme e origina vinhos com características frescas e apimentada.
Vinificação: uvas colhidas à mão, permanece em tanque de inox por 6 meses.
Açúcar residual: 3,8g/l
Graduação alcoólica: 13%
Degustação: sabores de maçãs verdes, com notas delicadas de limão e pimenta.
Ried Wiesthalen Riesling 2019
Produtor: Christ| País: Áustria | Região: Viena
Ried Wiesthalen: vinhedo
Uva: Riesling
Vinificação: uvas colhidas à mão, permanece em tanque de inox por 6 meses.
Açúcar residual: 5,9 g/l
Graduação alcoólica: 13%
Degustação: notas frescas de limão e maçã verde, com excelente acidez.