Vinícola italiana Bertani é destaque na revista Robert Parker

Vinho Amarone della Valpolicella Bertani

A famosa vinícola italiana Bertani, cujos vinhos são distribuídos no Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora, se mantém fiel à própria filosofia desde a primeira safra de seu icônico Amarone Classico, em 1958. A empresa recebeu uma retrospectiva na edição de outubro da prestigiada revista Robert Parker.

“Bertani nunca seguiu tendências ou adotou qualquer outra filosofia estilística para fazer o Amarone Classico além daquela produzida na safra inaugural de 1958. Ela se esforçou para levar seu estilo atemporal para as safras atuais”, escreveu a crítica Monica Larner.

Fundada em 1857 no Valpolicella, na região do Vêneto, nordeste da Itália, a Bertani é uma das mais antigas vinícolas a produzir o nobre Amarone, vinho tinto obtido de uvas que passam pelo appassimento, processo em que são deixadas desidratar por três a quatro meses.

Durante o appassimento, que significa murchamento, as uvas perdem cerca de 1/3 do próprio volume, o que concentra aromas, sabores e açúcares, resultando em vinhos complexos, elegantes e de alto teor alcoólico que pode chegar a 16%.

“Em comparação com propriedades vizinhas equipadas com salas de secagem de alta tecnologia com temperatura e umidade controladas, Bertani segue o método antigo de secagem de uvas, no qual não são usados ​​ventiladores artificiais. Em vez disso, o processo de secagem é ditado pelo clima natural do ambiente, com ventos que sopram do vizinho Lago de Garda e as quedas de temperatura moldadas pelos Alpes italianos ao norte”, destaca a publicação.

O Amarone della Valpolicella Classico da Bertani é elaborado com uvas cultivadas na Tenuta Novare, propriedade localizada na área da Valpolicella Classica, com 500 hectares, sendo 160 hectares de vinhedos. As variedades utilizadas são as tradicionais da região: Corvina Veronese e Rondinella.

vinho Amarone della Valpolicella Bertani

Esse rótulo especial amadureceu por sete anos em barricas de carvalho e estagiou mais um ano na garrafa antes de ser comercializado. É indicado para acompanhar pratos à base de carnes, queijos fortes como parmesão ou como vinho de meditação.

O Amarone della Valpolicella Classico é o rótulo mais nobre da Bertani, mas a vinícola conta também com outros grandes vinhos da mesma região. Conheça todos:

Amarone della Valpolicella Valpantena DOCG

vinho Amarone Valpantena Bertani

Produzido no Valpantena, sub-zona do Valpolicella Classica, esse Amarone apresenta aromas de cereja madura, amêndoas, frutas de bosque, frutas secas e especiarias. Em boca, é muito complexo, encorpado, com taninos abundantes, porém finos, e excelentes corpo e acidez.

Valpolicella Ripasso DOC Vêneto

vinho Valpolicella Ripasso Bertani

Apresenta aromas frutados de cerejas e frutas silvestres, com notas de especiarias e chocolate. Em boca, destacam-se o ótimo corpo e os taninos envolventes. Amadureceu por 9 meses em barricas de carvalho francês e é perfeito com risoto de funghi Porcini e spaghetti à carbonara.

Valpolicella DOC Vêneto Cantina Bertani

vinho Valpolicella DOC Bertani

Apresenta aromas de ameixa, framboesa, cereja e especiarias. Em boca, destacam-se os taninos macios, a acidez e o saboroso final. Acompanha massa com molho vermelho, pizzas e queijos de meia cura.

Valpolicella Valpantena DOC Vêneto

vinho Valpolicella Valpantena Bertani

Tinto de cor rubi com aromas de romã, groselha e ervas. Em boca, é refrescante e fácil de beber. Amadureceu 6 meses em cubas de cimento. Harmoniza com massas, risotos e queijos de meia cura.

Due Uve Rosso

vinho Due Uve Rosso Bertani

Elaborado com Corvina Veronese e Merlot, o que explica o porquê do nome Duas Uvas, esse tinto apresenta intensos aromas de frutas vermelhas frescas, com notas de baunilha e frutas secas. Fresco e equilibrado, com taninos delicados. Amadureceu por 9 meses em tanques de concreto. Combina com carnes vermelhas grelhadas.

Velante Pinot Grigio DOC Venezia Giulia

vinho Velante Pinot Grigio Bertani

Esse vinho branco apresenta aromas de frutas maduras como maçãs e pêssegos. Em boca, é delicado e possui excelente acidez. Acompanha peixes e queijos moles.