Quer experimentar um vinho Magnum?

vinho magnum

Selecionamos alguns rótulos de vinhos nas versões de garrafa Magnum, de 1,5 litro,confira!

A gente está acostumado com a garrafa padrão de vinho, de 750 ml. Porém, existe uma grande variedade de tamanhos, das de 187,5 ml (chamadas Piccolo), passando pela meia garrafa (de 375 ml), chegando até a Nabucodonosor, uma garrafa gigantesca de 15 litros. As garrafas de vinho Magnum possuem 1,5 litro, são referência no mercado internacional e cada vez mais ganham espaço no Brasil. Entre suas vantagens está o fato de proporcionarem uma ótima evolução da bebida, já que na garrafa maior o vinho evolui mais lentamente, o que aumenta o tempo de guarda.

A explicação pode estar na quantidade de oxigênio (que faz o vinho evoluir com o tempo) ser proporcionalmente menor em uma garrafa de maior volume. Explicamos: considerando-se que o “nível de preenchimento” das garrafas não varia muito com o formato, a quantidade de oxigênio presente em uma garrafa de 750 ml é quase a mesma que em uma de 1.500 ml. Assim, um vinho de garrafa padrão tende a apresentar uma evolução mais rápida quando comparado com o mesmo vinho em uma Magnum.

 

vinho Magnum
Duorum Colheita DOC Douro versão Magnum

Duorum Colheita DOC Douro 1500 ml

Elaborado com três clássicas uvas portuguesas, Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional, este tinto do Douro é a tradução do equilíbrio. Na degustação, os elementos se complementam, também pelo amadurecimento de 12 meses em barrica de carvalho francês.

Tempo de guarda sugerido: no mínimo, 10 anos

 

Reguengos Reserva DOC Alentejo tinto 1500ml

Elaborado no Alentejo com as uvas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Apresenta aromas evoluídos que lembram especiarias, passas e baunilhas. Possui taninos suaves, que conferem final prolongado. Amadurece em barricas de carvalho francês e americano durante 12 meses e estagia mais 3 meses na adega.

Tempo de guarda sugerido: no mínimo, 10 anos

vinho magnum
Monsaraz DOC Alentejo tinto versão Magnum

 

Monsaraz DOC Alentejo tinto 1500 ml

Vinho com aroma de frutas vermelhas maduras, como amoras e groselhas, e baunilha. Em boca é seco, de médio corpo, macio e redondo. Na composição, Alicante Bouschet (40%), Aragonez (30%) e Trincadeira (30%). Uma parte do vinho amadurece em carvalho francês. Elaborado na DOC (Denominação de Origem Controlada) Alentejo, no Sudeste de Portugal, pelo reconhecido produtor Carmim.

Tempo de guarda sugerido: no mínimo, 10 anos

 

Marquês de Borba Colheita DOC Alentejo 1500 ml

Tinto de taninos macios e ótimo equilíbrio, resultado do amadurecimento em barricas por 6 meses. Fica ainda mais gostoso com uma tábua de queijos curados e embutidos, massas com molhos levemente apimentados ou carnes vermelhas magras grelhadas.

Tempo de guarda sugerido: no mínimo, 10 anos

 

Curiosidade: tamanhos e nomes das garrafas:

Piccolo ou Split: 187,5 ml

Meia garrafa: 357 ml

Jennie: 500 ml

Padrão: 750 ml

Magnum: 1,5 litro

Magnum Dupla: 3 litros

Jeroboão: 4,5 litros

Imperial ou Matusalém: 6 litros

Salmanazar: 9 litros

Baltazar: 12 litros

Nabucodonosor: 15 litros

 

*Geralmente, uma garrafa de 750 ml serve cinco taças de vinho, ou seja, a dose padrão, por pessoa, é de 150 ml.

Tags: , , , ,