Dia dos Namorados, celebre com vinhos

 

O Dia dos Namorados é uma data de alegrias, beijos, abraços, carinhos e… filas. Invariavelmente todos os casais querem brindar o amor em restaurantes ou qualquer outro tipo de lugar mais intimista, à luz de velas, o que faz com que às vezes você tenha que ficar na “fila de espera” para celebrar o amor! Então nem sempre a opção “fora de casa” é a mais interessante, já que é provável que centenas de outros casais tenham a mesma ideia que você. Pensando nisso, resolvemos sugerir alguns rótulos de vinhos para celebrar o namoro em casa, sem contratempos, de maneira mais tranquila e a dois. Para ajudar também no cardápio, sugerimos algumas harmonizações, pensando em opções fáceis e práticas (já que este ano o 12 de Junho cai em uma segunda-feira), ao mesmo tempo deliciosas e surpreendentes. Comemore, afinal o amor está no ar!

Bacio della Luna

Já que estamos falando em comemoração, começamos com um frisante que traz o romantismo no nome: Beijo da Lua, na tradução. Optamos por este vinho doce e refrescante, que certamente agradará o casal. Este rótulo é elaborado no extremo norte da Itália e pode ser servido sozinho, acompanhando entradas ou ainda sobremesas.

Veuve du Vernay Brut

Se o casal preferir um espumante seco, a dica é este francês elaborado na Borgonha. Na composição as uvas Colombard, Sauvignon Blanc e Chardonnay resultam em aromas de frutas como pêssego e abacaxi. Em boca é macio e muito agradável. Também vai muito bem sozinho, além de acompanhar bruschettas ou petiscos.

Tons de Duorum branco

Para combinar com uma saladinha ou um risoto de limão siciliano, a escolha pode ser o branco português Tons de Duorum, elaborado na região do Douro com diversas uvas nativas do país europeu. Este vinho apresenta aromas de frutas cítricas e tropicais, além de ter ótima acidez e final fresco. Se a proposta for apenas degustar um vinho para acompanhar um bom bate-papo, também é uma ótima opção.

Reguengos Reserva DOC

Se a ideia for uma noite queijos, embutidos e vinhos, a dica é o tinto português Reguengos Reserva DOC, um alentejano elaborado com as uvas Alicante Bouschet, Aragonês e Trincadeira. De aromas evoluídos que lembram especiarias e passas, apresenta taninos macios que irão se comportar muito bem acompanhados de queijos mais gordurosos ou de Jamón Ibérico fatiado.

Caldora Yume Montepulciano d’Abruzzo DOC

Este é um vinho versátil que pode harmonizar com um jantar à base de carne vermelha ou escoltar uma tábua de queijos de estilo mais duro (como o Parmesão, Gruyère, Emental e Provolone), mas também pode ser degustado sozinho. Tinto italiano da região de Abruzzo, é encorpado e com taninos abundantes, porém macios. Yume, em japonês, significa sonho, uma alusão do produtor a um sonho realizado a partir de vinhas velhas da uva Montepulciano.

Tags: , , , , , , , , ,