Moingeon, La Maison du Crémant

Em 1895 os irmãos François e Albert Moingeon, viticultores em Pommard, fundaram Moingeon La Maison du Crémant, em Nuits Saint Georges, na Borgonha, França. Em 1922, Pierre Moingeon, o único filho de Albert, assumiu o controle da companhia, juntamente com Pierre Barbier, marido de Helénè Moingeon, filha de François e Louise.

Pierre Barbier, engenheiro de profissão, registrou muitas patentes que iriam revolucionar o método champenoise, incluindo um pupitre automático, que girava lentamente a garrafa para baixo até que o sedimento se depositasse no gargalo (processo conhecido como remuage), protótipo das atuais gyropalette.

Em 1975, a companhia foi oficialmente renomeada La Maison du Crémant, logo após o decreto que dava a designação AOC (Appellation d’Origine Controlée) para os vinhos espumantes brancos e rosés produzidos a partir de uvas de vinhedos da Borgonha.

Mais de um século de experiência fizeram a Maison du Crémant um dos mais reconhecidos produtores de Crémant de Bourgogne. Os vinhos da Maison du Crémant se distinguem por sua tipicidade e qualidade. Vincent Sauvestre é o proprietário da empresa desde junho de 2003.

Baron Aîmé Crémant de Bourgogne AOC Brut

Região: Borgonha

Variedades: Chardonnay (40%), Pinot Noir (30%) e Aligoté (30%)

Localização: os vinhos base do Crémant vêm de diferentes vinhedos da Borgonha, localizados em Côte de Beaune, Haut Côte de Beaune, Côte de Nuits, Haut Côte de Nuits e Côte Chalonnaise.

Solo: calcário e marga, em Côte de Beaune e Côte Chalonnaise; granito, no sul da Borgonha.

Vinhedos: viticultura integrada, densidade de plantação de 10 mil plantas por hectare e rendimento de 70 hectolitros por hectare.

Colheita: colheita manual em caixas perfuradas.

Vinificação: Método tradicional. As uvas são prensadas imediatamente após a chegada na vinícola em prensas pneumáticas. A fermentação se dá em tanques de aço inoxidável a 18°C. A seguir é feita a assemblage (mescla) dos vinhos base. A segunda fermentação se dá em garrafa. Após um tempo em contato com as leveduras, se faz a retirada do sedimento pelo processo de remuage em gyropalette e dégorgement. Finalmente se adiciona o licor de expedição em dosagem Brut (10g/l).

Análise Sensorial

Visual: cor amarelo palha claro, límpido, transparente e brilhante.

Olfativa: exibe aromas frescos e cítricos com notas florais.

Gustativa: fresco, delicado, leve, com espuma consistente, com longo e agradável final.

Harmonização: ideal como aperitivo, harmoniza também com frutos do mar, além de realçar os sabores dos sorbets de frutas.

Temperatura de serviço: de 6°C a 8ºC

Graduação alcoólica: 12%

Tags: , , , , ,