Azeite de oliva extravirgem: sabor e saúde

azeite de oliva extravirgem

As oliveiras, árvores das azeitonas, têm uma história tão antiga e rica quanto a das videiras que dão as uvas. Apesar de ninguém saber exatamente onde elas se originaram, existem indícios que datam de milhares de anos, reforçando que azeite e vinho são delícias conhecidas desde que o mundo é mundo.

As oliveiras são árvores comuns na região do Mediterrâneo, pois gostam de clima seco e quente, além de muita luminosidade. Estas plantas que podem viver centenas de anos – ou até milênios – tendem a ser produtoras bienais, isso quer dizer que em um ano a colheita será muito boa e no próximo haverá queda de produção enquanto a planta se recupera para, no ano seguinte, produzir em grande escala novamente.

Do fruto na árvore até a garrafa na sua mesa o caminho é longo, mas deve ser rápido. Isso por que quanto mais ágil o processo entre a colheita e a extração do azeite, menor o risco de oxidação das azeitonas, o que resulta em um produto com qualidade superior.

Apresentamos alguns dos melhores azeites de oliva extravirgem, trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

 

Azeite de oliva extravirgem Paganini – Itália

Elaborado com as azeitonas Frantoio, Coratina, Nocellara e Leccino. Fresco e aromático, apresenta suaves notas de maçã verde e excelente fluidez. A garrafa é escura para preservar as qualidades do produto e o bico é uma peneira. A acidez máxima é de 0,5%.

 azeite de oliva extravirgem

Grezzo Naturale Paganini – Itália

Fruto da primeira prensagem das melhores azeitonas italianas, apresenta características organolépticas perfeitas, condizentes com um excelente azeite extravirgem, sendo que a coloração, os aromas e os sabores estão em plena harmonia. Entre os aromas notam-se ervas, tomates, maçã verde e algo floral. Em boca destacam-se os frutados, o sabor marcante e uma agradável picância. Possui acidez abaixo de 0,5%.

azeite de oliva extravirgem

Azeite de Oliva Extravirgem Monsaraz – Portugal

Azeite extravirgem português do Alentejo, elaborado com as azeitonas Galega (60%), Bical e Cobrançosa. Delicado e de qualidade superior apresenta aroma suave e fresco de amêndoas. Excelente para ser utilizado em saladas e peixes grelhados. A acidez máxima é de 0,5% e a apresentação é em embalagem de 250 e 500ml.

 azeite de oliva extravirgem

Oliveira Ramos – Portugal

É produzido em Estremoz, no Alentejo, a partir de azeitonas da variedade Galega, Cobrançosas e Picual colhidas mais cedo que de costume para dar um perfil elegante. A produção é pequena para manter a elevada qualidade. Entre os aromas estão o frutado intenso de azeitonas verdes, notas de maçã e frutos secos. Em boca possui frescor e equilíbrio exato e excelente persistência. A acidez máxima é de 0,2%.

 

azeite de oliva extravirgem

Deleyda Premium – Chile

Azeite produzido no Vale do Colchagua e Vale do Leyda, de boa intensidade, com aroma de ervas e notas de maçã. Na boca é fresco, com bom amargor e um agradável toque picante. São nove variedades de azeitonas que entregam uma delicada combinação de sabores e aromas. Este azeite recebeu o prêmio “Melhor Blend Ligeiro de Azeite de Oliva” pelo prestigiado guia Flos Olei 2017. A acidez é menor que 0,2%.

azeite de oliva extravirgem

Azeite Extravirgem La Cumparsita – Argentina

Elaborado na Argentina, com a azeitona Arbequina e outras variedades, é um azeite extravirgem suave, agradável no paladar e de delicada picância. Apresenta aromas herbáceos e sabor que lembra tomates verdes. A acidez máxima é de 0,8%. A embalagem é de 500 ml.

 

Alguns dos benefícios do azeite de oliva para a saúde:

  • É rico em Ômega 9;
  • Protege o sistema cardiovascular;
  • Reduz o mau colesterol (LDL);
  • Reduz o nível de triglicerídeos no sangue;
  • Possui Oleocantal, um agente anti-inflamatório e antioxidante que combate substâncias que estão relacionadas a diversas enfermidades e doenças como Alzheimer;
  • Possui Oleoeuropeína, extraída principalmente da folha da oliveira, que possui propriedades benéficas à saúde, inclusive sendo usada na área da cosmetologia.
Tags: , , , , , , , , , ,