Selecionamos 5 vinhos para você combinar com aquela sobremesa. Confira!

Vinhos de sobremesa

Na definição, vinhos de sobremesa são os elaborados com uvas com alta concentração de açúcar e graduação alcóolica superior a 14%, sendo que o álcool é resultado da fermentação. A outra forma de um vinho ter mais álcool e ser doce é através da adição de aguardente vínica, pois isso interrompe a fermentação e deixa açúcar residual, como no caso dos fortificados Porto e Madeira, também ótimos para acompanhar sobremesas. Selecionamos alguns vinhos para você conhecer e harmonizar, confira.

Nederburg Noble Late Harvest

Vinho de sobremesa da África do Sul, elaborado pela prestigiada vinícola Nederburg. Na composição uvas 100% botritizadas (saiba mais abaixo). Os aromas resultantes do processo lembram mel, tangerina, abacaxi e pêssego e a acidez elevada equilibra a doçura. Experimente com sobremesas à base de frutas ou ainda com queijos azuis.

Château Cantegril Sauternes 

Esse vinho faz parte da apelação mais famosa do mundo de vinhos de sobremesa: Sauternes, de Bordeaux, na França. Você perceberá uma explosão de aromas de frutas e mel, com toques minerais. Em boca é doce, elegante e equilibrado, resultado da combinação das uvas Sémillon com Sauvignon Blanc. Passa por um processo de amadurecimento de 9 meses em barrica de carvalho francês. Perfeito com foie gras e crême brûlée.

Porto Messias Tawny 

Os vinhos fortificados são versáteis, excelentes para momentos de meditação ou para acompanhar sobremesas. Elaborado no Douro, em Portugal, esse Tawny passa por envelhecimento em barrica de carvalho, o que confere os aromas de frutas vermelhas em compota e toques de baunilha. Frutas secas e passas são harmonizações perfeitas.

Justino’s Madeira 3 anos Doce

Esse fortificado é uma especialidade da Ilha da Madeira, em Portugal, um rótulo delicioso elaborado a partir de um lote de vinhos que estagiaram por, no mínimo, 3 anos em barricas de carvalho antes de serem engarrafados. Possui aroma elegante, sugerindo frutos secos. No paladar é agradável, com doçura marcada e excelente acidez. Experimente com chocolate, queijo ou com sobremesas à base de café.

Duorum Porto Vintage DOC 2007 

Esse vinho do Porto é safrado, ou seja, provém de uma colheita muito especial. É bastante complexo e apresenta aroma elegante de frutos pretos maduros, como amora, ameixa e cassis, além de notas balsâmicas. Em boca é doce, muito encorpado e com grande estrutura, apresenta uma acidez bem equilibrada, taninos firmes e maduros. Sobremesas à base de chocolate ou queijos azuis são uma deliciosa combinação.

CURIOSIDADES
Os principais processos de elaboração de vinhos doces são:

  • Colheita tardia ou Late Harvest

Basicamente, é adiar a hora da colheita, o que também pode representar um risco para o produtor. As uvas sobremaduram no vinhedo, o que acarreta na desidratação e concentração de açúcares.

  • Passito

Vinho obtido através da colheita de uvas bem maduras que são colocadas para secar ao sol (tornam-se praticamente passas). Para a produção as uvas ficam expostas por até 6 meses e chegam a perder 70% de água. Em função da quantidade de açúcar muito elevada, a fermentação pode demorar anos para ser finalizada.

  • Botritizados

Os vinhos elaborados a partir de uvas atacadas pelo fungo da “podridão nobre”, Botrytis cinerea, com altos teores de álcool e de açúcar, resultado da desidratação das uvas. Este fenômeno, que não acontece todo ano, resulta em alguns dos mais apreciados vinhos doces do mundo, como os franceses Sauternes, de Bordeaux, e os Tokaji, da Hungria. Como acontece? O fungo faz micro perfurações na pele das uvas, então ela desidrata e concentra seus açúcares. Além disso, uma série de outros compostos químicos sofrem alterações, o que resultará em uma complexidade única de aromas e sabores.

 

Tags: , , , ,