Cabernet Sauvignon: a rainha das uvas tintas

Cultivada e conhecida mundialmente, essa uva produz tintos da mais alta qualidade

Falar de uvas é sinônimo de abrir um vasto leque de conhecimento. Não é para menos: são mais de 1300 variedades do fruto pelo mundo, segundo o livro Wine Grapes, da crítica inglesa Jancis Robinson. Uma das espécies mais famosas é a Cabernet Sauvignon, chamada popularmente de “rainha das uvas tintas”, visto sua versatilidade em diversos terroirs e sua exímia qualidade para produção de vinhos.

De casca grossa e de tom bem escuro, essa uva é uma das mais cultivadas no mundo. Isso acontece porque, justamente sua casca diferenciada, a protege de variações climáticas e possíveis alterações que afetem o seu desenvolvimento nas videiras, produzindo ótimos vinhos. De origem francesa, se acostuma facilmente em terroirs ensolarados e com solo pedregoso, facilitando seu cultivo nos mais diversos países.

Taninos

Vinhos tintos são conhecidos pela adstringência. Essa característica vem dos taninos contidos nas uvas. No caso da Cabernet Sauvignon, sua casca possui alto teor tânico, que pode afetar o sabor do vinho. Para suavizar esse padrão, é preciso colher o fruto quando estiver bem maduro, facilitando o equilíbrio dos taninos durante a produção vinícola.

Marcante, versátil e complexa

A Cabernet Sauvignon é capaz de produzir vinhos que unem três características: marcantes, versáteis e complexos. Este último fator diz respeito ao seu cultivo em terroirs propícios, que dão sabor diferenciado e especial. Já a versatilidade é pela harmonização com pratos que envolvem carnes vermelhas em diversos modos e também massas, além do vinho se originar de uma uva que se adapta em vários países. Seu ponto marcante é pelo equilíbrio dos taninos, que citamos acima, e pelo seu sabor inigualável em boca. Além disso, apesar de seu caráter global, o fruto carrega a identidade francesa de Bordeaux em seu nome e em sua alta qualidade.

Outra característica interessante dos vinhos desta uva é que, geralmente, eles possuem grande potencial de guarda, desde que acomodados em condições adequadas.

Nossa dica para quem deseja experimentar a Cabernet Sauvignon é o delicioso Carolina Reserva Cabernet Sauvignon, da vinícola chilena Santa Carolina. Em boca, apresenta-se encorpado e com taninos marcados. Ideal para acompanhar pratos com carnes assadas, possui aromas clássicos de cassis e tabaco. Em sua produção, amadurece 8 meses em barrica de carvalho americano e francês.

 

Carolina Reserva Cabernet Sauvignon
Tags: , , , ,