Como guardar vinho?

qual taça para qual vinho

O local perfeito para você manter seus vinhos é uma adega, com temperatura constante e iluminação devida, mesmo aqueles que você irá consumir em duas semanas.

O vinho é vivo e isso quer dizer que ele reage as condições externas. Por exemplo, se onde os eles ficam guardados há muita oscilação de temperatura, os vinhos vão esquentar e resfriar, e essas alterações são péssimas para a bebida.

A temperatura externa, assim como a luminosidade, são os dois requisitos básicos para que a bebida se mantenha íntegra. O ideal é que as garrafas fiquem no escuro, em um local de temperaturas amenas, constantes, e com as garrafas deitadas, exceto as de espumantes, que devem ficar em pé, e as com tampa de rosca, que podem ficar em pé também.

como guardar vinho

O fato de a garrafa ficar deitada tem a ver com a conservação da rolha: ela tem que ficar em contato com a bebida, molhada, para que não se quebre e, consequentemente, deixe que o oxigênio entre, estragando o produto.

Independente de ter uma adega profissional em casa ou apenas um cantinho especial para seus vinhos, a gente quer te ajudar a escolher alguns rótulos para você ter sempre em casa:

 

como guadar vinho

Espumante

Não é preciso ter um motivo especial para brindar, por isso é sempre bom ter uma bela garrafa de espumante em casa. A dica é o português 3B Rosé da Filipa Pato . Além de ótimo para simplesmente brindar à vida, combina à perfeição com salmão e frutos do mar.

 

Branco

O interessante é ter dois tipos de vinho branco: um mais leve e fácil de beber e um mais estruturado para acompanhar uma refeição. O Corbelli Pinot Grigio é um ótimo exemplo de branco descompromissado, gostoso e fácil de beber; já o Clos Floridene branco, francês de Bordeaux, é um espetáculo com frutos do mar, especialmente ostras.

 

Rosé

Os vinhos rosés estão em alta, principalmente entre os mais jovens, e o que não nos falta são opções de rótulos para todos os gostos. Se a preferência é por um vinho levemente adocicado em boca, experimente o Nederburg Rosé, sul-africano que vai muito bem sozinho, mas também acompanha pratos vegetarianos. Já se você gosta de um rosé sequinho e elegante, experimente o francês Jas des Vignes Provence Rosé IGP, fresco e delicado, excelente sozinho, mas também indicado para pratos com curry.

 

Tinto

Também nos tintos há muita diferença de corpo e estrutura, então o ideal é ter em casa pelo menos dois estilos diferentes. Para o dia a dia opte pelo Corbelli Chianti DOCG, um italiano da Toscana seco, com notas de frutas vermelhas e ótimo para acompanhar uma pizza dos sabores tradicionais. Já para aqueles momentos que pedem um vinho especial, a dica é o Château Caronne Ste. Gemme, francês de Bordeaux que passa 12 meses amadurecendo em carvalho. Um vinho que deve ser decantado por, pelo menos, 40 minutos antes da degustação e que combina com carnes vermelhas, caça e queijos curados.

 

Fortificado

Para fechar, sempre é bom ter um fortificado, seja um exemplar de Vinho do Porto ou da Ilha da Madeira, ambos portugueses. São vinhos que podem ser degustados como aperitivo, como fazem os franceses, depois da refeição ou ainda sem acompanhamentos. Fortificados são aqueles vinhos que tiveram a fermentação interrompida pela adição de álcool vínico, ou seja, possuem açúcar residual, em maior ou menor medida. Experimente o Porto Messias Ruby com sobremesas à base de chocolate e o Madeira, com queijos e sobremesas à base de café.

 

 

 

 

 

Tags: , , , , ,