Dia da Sauvignon Blanc: 5 rótulos imperdíveis de cinco países

Vinho branco

Os amantes do vinho sabem que cada terroir imprime ao vinho características únicas, o que torna mais rica a experiência de provar rótulos de diferentes regiões produtoras. Mas, apesar das interferências de solo, clima e enológicas, os bons rótulos são aqueles que mantêm intactas as qualidades da uva.

Quando falamos de Sauvignon Blanc, uma das uvas brancas mais cultivadas no mundo juntamente com a Chardonnay (entenda as diferenças entre as duas), que possui até uma data para chamar de sua em 3 de maio, alguns atributos podem ser identificados numa degustação às cegas, independentemente de onde e por quem o vinho foi produzido.

Esta uva costuma ter uma acidez bastante pronunciada em boca, facilmente identificável até para paladares pouco treinados, pois é aquela sensação que faz a boca salivar. Isso já é um indício de que o vinho em questão pode ser um Sauvignon Blanc.

Porém, são os aromas e os sabores da bebida que vão lhe ajudar a matar a charada. No nariz, a Sauvignon Blanc se destaca pelas notas verdes, como grama cortada, folha de tomate, feno e, com frequência, aspargos. Dificilmente você encontrará todos esses aromas na mesma bebida, mas se identificar um ou dois deles, você terá mais um indício importante.

Ao lado dos perfumes vegetais, aparecem sempre os florais e frutados, mas esses dependem mais do clima: em regiões frias dominam limão e, à medida que a temperatura sobe, aparecem mais as notas de melão, toranja, pêssego branco e maracujá.

Em boca, a Sauvignon Blanc é uma uva que mostra características bem frutadas e, como vimos, alta acidez. Mas, ao mesmo tempo, tem um teor alcóolico médio e não tem muito corpo. Por isso, são vinhos altamente refrescantes que combinam perfeitamente com dias quentes e comidas leves como aperitivos, queijos moles, peixes e culinária japonesa.

Agora, que tal comemorar o Dia da Sauvignon Blanc com um belo vinho branco?

Conheça 5 Sauvignon Blanc de 5 regiões diferentes:

Château Doisy-Daëne Grand Vin Sec

Château_Doisy-Daëne_Grand_Vin_Sec

A premiada vinícola francesa Denis Dubourdieu Domaines produz em Bordeaux um vinho que expressa toda a distinção e a elegância deste terroir excepcional. Apresenta aromas intensos de grapefruit e pêssego branco; em boca, aparecem peras e especiarias.

Fermenta em barricas de carvalho francês e envelhece também em barricas durante 12 meses. Excelente sem acompanhamentos, mas também harmoniza com peixes e frutos do mar.

Reserva Familiar Sauvignon Blanc

Reserva_Familiar_Sauvignon_Blanc

A vinícola familiar Montes Toscanini produz no Uruguai este belo branco com aromas intenso e fresco, e notas cítricas e tropicais. Em boca, tem acidez marcada, é refrescante e agradável. Perfeito com saladas, peixes e queijos moles.

Carolina Reserva Sauvignon Blanc

Carolina_Reserva_Sauvignon_Blanc

A renomada vinícola chilena Santa Carolina elabora um típico Sauvignon Blanc do Chile com aromas cítricos, de flores secas e tropicais. Em boca, é equilibrado, com acidez delicada e final saboroso. Combina com ceviche e outros pratos à base de peixes.

Nederburg Sauvignon Blanc

Nederburg_Sauvignon_Blanc

Este Sauvignon Blanc da África do Sul apresenta aroma de maracujá com notas florais e cítricas. Em boca, é seco, floral e cítrico, com final persistente. Ideal para acompanhar refeições leves, frutos do mar e saladas.

Pouca Roupa Branco

Pouca Roupa Branco

A prestigiada vinícola João Portugal Ramos assina esse belo branco produzido no Alentejo, ao sul de Portugal. Além da Sauvignon Blanc, compõem o blend as uvas brancas Verdelho e Viosinho.

Este rótulo apresenta aromas de frutas brancas frescas. Em boca, destaca-se a acidez muito bem integrada com a fruta. É um vinho vegano excelente para acompanhar peixes e mariscos.

BEBA MENOS, BEBA MELHOR.