Se você aprecia explorar vinhos distintos, inclua em sua lista de preferências os chamados vinhos de altitude. Embora não haja uma altitude mínima específica para que um rótulo seja incluído nessa categoria, e as condições geográficas variem de país para país, os vinhos de altitude geralmente são produzidos a partir de uvas cultivadas em regiões elevadas.
Em Mendoza, por exemplo, região que produz 70% do vinho argentino, os vinhedos estão situados a altitudes que variam de 400 metros a 2 mil metros acima do nível do mar. Isso significa que uma considerável quantidade dos rótulos elaborados na região pode ser classificada como vinhos de altitude.
Mas quais são as características distintivas que terroirs tão elevadas conferem à bebida? Para entender isso, é necessário analisar como o clima em altitudes mais elevadas impacta o amadurecimento das uvas.
– Nos vinhedos de altitude, a temperatura média é mais baixa e as noites são mais frescas. Esses fatores permitem que as uvas cheguem à maturação mais lentamente, preservando a acidez da fruta e resultando em vinhos mais frescos, com teores alcoólicos mais moderados.
– A maior exposição ao sol nos vinhedos elevados e o solo montanhoso, caracterizado por ser mais pedregoso e menos fértil, resultam em rendimentos mais baixos, frutas menores e cascas mais espessas. Isso se traduz em vinhos com maior teor de taninos, cor intensa e concentração de aromas e sabores, características que serão posteriormente apreciadas na degustação da bebida.
Os vinhos de altitude de Mendoza
A premiada vinícola Norton elabora vinhos aos pés da Cordilheira dos Andes a partir de diferentes uvas. São quatro rótulos, entre tintos e branco, que compõem a linha Altura. Conheça:
Norton Altura Malbec
Este tinto é elaborado no terroir de Los Chacayes, no Vale de Uco, a 1.300 metros de altitude. No nariz, tem aromas complexos de frutas com destacadas notas minerais. Amadurece por 12 meses em carvalho francês seguidos de 6 meses de adega. É excelente para carnes vermelhas assadas e massas com molhos encorpados.
Norton Altura Cabernet Franc
Vinho tinto complexo e aveludado é elaborado no vinhedo de Altamira, no Vale do Uco, a 1.100 metros de altitude. Seus aromas de frutas vermelhas se misturam a notas de menta e pimenta, além dos toques terrosos e minerais. Em boca, apresenta ótima estrutura e taninos macios. Amadureceu por 12 meses em carvalho francês seguidos de 6 meses de adega e é perfeito com carnes vermelhas assadas e massas com molhos encorpados.
Norton Altura Pinot Noir
As uvas são cultivadas a 1.600 metros de altitude, no Vale de Uco. Os elegantes aromas florais lembram violetas e notas de cerejas. Em boca, é refrescante e tem taninos macios. É excelente com risotos e massas.
Norton Altura White Blend
Elaborado com uvas Sauvignon Blanc (85%), Grüner Veltliner (10%) e Semillón (5%) em vinhedos entre 1.100 e 1.450 de altitude, é um vinho branco com aromas cítricos e herbais frescos e intensos, com notas de frutas brancas. Em boca, é saboroso, refrescante e tem final prolongado. Após fermentar em ovos de concreto e tanques de inox, descansa 6 meses, mais 3 meses em garrafa. É perfeito com saladas, peixes e queijos.