Vinho do Porto X Madeira X Marsala

porto marsala madeira

Os três são fortificados, o que significa que são elaborados com a adição de álcool vínico para interromper a fermentação. Porém há diferenças, vamos a elas!

Porto: é produzido na região do Douro, em Portugal. Basicamente são exuberantes em fruta, corpo, taninos e álcool. Foi inventado acidentalmente, pois quando os vinhos viajavam longas distâncias de navio, pelos idos dos séculos XVII e XVIII, era necessário adicionar aguardente vínica para que aguentasse o caloroso porão durante a viagem. Com o passar do tempo, os Portos adquiriram estilo próprio que vai dos Ruby, o mais jovial e frutado, e Tawny, mais envelhecido, aos Vintage, Late Bottled Vintage (LBV), Colheita, etc.

porto marsala madeira

Madeira: a Ilha portuguesa homônima produz um vinho único marcado pelo equilíbrio entre a doçura e a acidez. O processo é diferente do Vinhos do Porto, sendo que aqui depois que o vinho é fortificado ele é aquecido lentamente para “imitar” o que acontecia na época das grandes navegações. Se for aquecido em tanques por um curto período, trata-se do processo chamado estufagem; para os de alta gama, os vinhos amadurecem lentamente em barris, em recintos quentes. A marca dos vinhos madeira é a doçura equilibrada pela excelente acidez. Acima, o Justino’s Madeira 3 anos Doce.

porto marsala madeira

Marsala: vinho elaborado na Ilha da Sicília, sul da Itália. Em sua maioria com uvas brancas como Grillo (a principal), Inzolia, Catarrato e Damaschino. Complexo e longo, tem como característica os aromas de frutas secas e especiarias, em especial a noz-moscada. A sua história é a seguinte: um comerciante inglês foi forçado a parar na Ilha por causa de uma tempestade, provou um vinho local, gostou e resolveu levar um lote para comercializar na Inglaterra. Para garantir que o vinho não estragaria, adicionou aguardente vínica. Fez-se o Marsala! As uvas locais são plantadas próximas ao mar e os estilos podem ser seco ou doce, pálido ou escuro. Algumas versões envelhecem em barricas no sistema de solera, semelhante ao Jerez. Acima, o Lombardo Marsala Superiore Ambra Secco.

Tags: , , , , , , , , , , ,