Vinho francês: 7 opções para você escolher

vinhos franceses

Não sabe como escolher vinho francês? A gente ajuda a conhecer e se apaixonar pelos exemplares dessa região europeia.

A França é referência de qualidade quando se fala sobre vinhos. É um fato inquestionável, mas, talvez pela complexidade do país ou pela falta de familiaridade com a língua, as pessoas se intimidam frente a um rótulo francês.

Mas você sabe por que os vinhos franceses são tão especiais? A explicação é longa, mas aqui resumimos algumas características ideais para a produção de vinhos que só os franceses têm.

– O clima é influenciado pelo Oceano Atlântico e pelo Mediterrâneo, e o Leste pelo clima Continental.

– O solo é muito variado e têm alta concentração de calcário, sendo que a presença desse elemento é fundamental para uvas de alta qualidade.

– Quase todas as uvas renomadas do mundo nasceram lá: Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, etc; ou seja, eles têm experiência com as mais consagradas castas.

– Além de ter bons vinhedos, os franceses definem, classificam e controlam rigidamente a produção de cada uma das suas regiões.

– Junte-se a essas condições o fato de o país ter sido pioneiro no mundo dos vinhos, com tradição milenar, e então temos vinhos irretocáveis e de reconhecimento mundial.

 

Aqui sete vinhos para você experimentar a França:

vinhos franceses

Veuve de Vernay Brut

Espumante da Borgonha, uma das mais prestigiadas regiões da França. Tem bom corpo, é seco, macio, frutado e agradável. Indicado para comemorações, sem acompanhamentos, mas também ótimo ao lado de queijos finos.

vinhos franceses

Cave de Cairanne Grande Réserve branco

Da região do Vale do Rhône um branco encantador, de aromas florais, com notas de frutas e mel. Em boca é equilibrado e com boa persistência. Foi eleito Best in Show no Decanter World Wine Awards 2018. Ótimo para peixes e aves.

vinhos franceses

Château Reynon Sauvignon Blanc

A região de Bordeaux sempre foi famosa pelos tintos até o enólogo Denis Dubourdieu começar a elaborar vinhos brancos de muita classe. É o caso desse exemplar da uva Sauvignon Blanc, que mescla sutis aromas frutados com deliciosas notas minerais. Experimente com frutos do mar.

vinhos franceses

Le Rosé de Floridene

Também da Domaine Denis Dubourdieu, um rosé muito elegante elaborado exclusivamente com a uva Merlot. Entre seus aromas, groselha, maracujá e morango. Em boca é bem sequinho e refrescante. Ótimo para aperitivos ou culinária asiática.

vinhos franceses

Jes des Vignes Provence

A região da Provence é conhecida pelos rosés refrescantes, como esse exemplar, de coloração chamada “casca de cebola”. Apresenta aromas frutados e florais, é excelente como aperitivo, mas acompanha perfeitamente a culinária oriental e pratos com curry.

vinhos franceses

Château Reynon tinto

Esse vinho traz toda a tipicidade de um tinto de Bordeaux. Na composição, as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. O amadurecimento é de 12 meses em barrica de carvalho francês. O resultado é um rótulo suave e elegante. No paladar é seco, aveludado e poderoso. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, molhos fortes e queijos maturados. Indica-se decantar por, pelo menos, 50 minutos.

vinhos franceses

Château Labat 

Esse vinho também esbanja tipicidade do terroir de Bordeaux. Na composição, apenas as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot estagiam durante 12 meses em barrica de carvalho francês. Revela frutas maduras com boa estrutura, equilíbrio e personalidade, de longa guarda. Ideal para acompanhar carnes vermelhas untuosas e queijos curados. Deve ser decantado por, pelo menos 50 minutos. A safra 2014 recebeu 91 pontos na Wine Enthusiast e 91 na Decanter.

 

 

Tags: , , , , , , ,