![vinho chileno Talinay](https://www.portoaporto.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/10/Vale_Limari_Chile_G1_03-1400px.jpg)
Entre os numerosos terroir do Chile, um deles se destaca pela altíssima qualidade de seus vinhos. É o Vale de Limarí, localizado cerca de 400 quilômetros ao norte da capital Santiago, e famoso pelos seus solos calcários e pelo excelente potencial para a produção de Chardonnay e Pinot Noir, entre outros rótulos.
O rico patrimônio arqueológico da região indica que o vale é habitado desde os tempos pré-hispânicos. A topografia da região é responsável pela presença do nevoeiro denominado “la camanchaca” que traz umidade todas as manhãs para depois desaparecer. Além disso, a região é resfriada pela brisa do mar à tarde.
Ali fica localizada a Tabali, renomada vinícola familiar fundada pelo empresário Guillermo Luksic em 2002 e atualmente comandada por seu filho Nicolás, que produz exclusivamente vinhos de terroir, isto é, que transmitem com pureza e precisão o lugar de origem.
A linha de mais alta gama da cantina se chama Talinay e tomou o nome emprestado do mesmo vinhedo situado ao lado do Parque Nacional Fray Jorge, e em território declarado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Localizado a 12 km do Oceano Pacífico, esse terroir goza de uma condição climática extraordinária, pois apresenta temperaturas muito mais baixas do que no resto do vale.
No vinhedo Talinay, a vinícola cultiva as variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Malbec, Cabernet Franc e Syrah, que são transformadas em rótulos varietais. São vinhos de extraordinária qualidade, que exaltam o sabor das uvas e entregam todas as características do terroir. Não por acaso, colecionam altíssimas pontuações nas principais publicações do setor.
Na mesma região, a Tabali possui ainda o vinhedo Espinal, situado na zona costeira do vale. É um território abundante em pequenos arbustos e nas encostas norte e oeste das ravinas (as mais ensolaradas) existem muitos cactos. Durante as tardes venta muito, sendo tecnicamente classificada como zona fria para produção de vinho.
Desse terroir nasce a linha Pedregoso, assim chamada por causa do solo e que conta com rótulos muito premiados nos principais guias.
Que tal ter os vinhos do Vale de Limarí na sua adega? Conheça as linhas Talinay e Pedregoso da vinícola Tabali.
Tabali Talinay Chardonnay 2022
Agraciado com 96 pontos pelo renomado crítico James Suckling, esse branco apresenta maravilhosas notas minerais e de frutas frescas. No paladar, é cremoso e vibrante com final persistente e elegante. Amadureceu 11 meses em barricas de carvalho e é perfeito com queijos moles, risotos de queijos, massas ao molho branco, peixes e aves assados.
Tabali Dom Cabernet Sauvignon 2017
Esse tinto recebeu 96 pontos pelo guia Descorchados. No nariz apresenta notas intensas de groselha escura e menta com toques de bálsamo, louro e madeira. Em boca, é suculento com grande frescor, textura redonda, taninos finos, saboroso e com final prolongado e elegante. Ideal para acompanhar carnes grelhadas, assadas e de caça.
Tabali Pedregoso Chardonnay Gran Reserva 2023
É um branco com belos aromas minerais, cítricos e de abacaxi. Em boca, possui excelente acidez e frescor, frutas frescas, mineralidade e leve toque salino no final. Perfeito com frutos do mar e queijos moles. Recebeu 91 pontos pelo guia Descorchados.
Tabali Pedregoso Sauvignon Blanc Gran Reserva 2023
Com 93 pontos Descorchados, esse maravilhoso branco se destaca pelos aromas cítricos de maracujá e toques de grama cortada. Em boca, é fresco, com sabores minerais e de toranja. Ideal com peixes e frutos do mar.
Tabali Pedregoso Pinot Noir Gran Reserva 2023
Agraciado com 90 pontos pelo guia Descorchados, esse tinto tem aromas elegantes de frutas frescas. Em boca, é redondo com intensos sabores de cereja e framboesa combinados a delicada acidez e toque de especiarias. Amadureceu 8 meses em barrica de carvalho francês. Acompanha risotos de cogumelos e carne suína assada.