14 vinhos para celebrar o fim do ano

espumantes para celebrar fim de ano

As festas de fim de ano são o momento para reunir familiares e amigos à mesa, abrir belos vinhos e brindar às conquistas do passado e às expectativas para o futuro. Além disso, a fartura das mesas de Natal e Ano Novo é um convite a experimentar diferentes estilos de vinhos. Dos espumantes às opções de sobremesa, passando por tintos e brancos, os vinhos se prestam a uma grande gama de harmonizações com diferentes comidas e acompanham maravilhosamente bem as refeições do começo ao fim.

Para abrir o apetite e iniciar a confraternização com um brinde, o ideal é estourar espumante. A nossa primeira dica vem do Piemonte, no norte da Itália, onde é produzido o Sperone Celebration Brut, espumante com aromas de frutas brancas com notas florais. Em boca, é frutado, refrescante e possui boa acidez, o que convida a mais um gole. Esse rótulo é indicado como aperitivo e acompanha bem entradas à base de frutos do mar e queijos leves.

Quem quiser surpreender seus convidados pode apostar no 101 Bubbles Extra Brut, um espumante branco elaborado com a uva austríaca Grüner Veltliner pela premiada bodega argentina Norton. Apresenta aromas cítricos e, em boca, lembra pêssego e pera. Também é excelente como aperitivo e para acompanhar petiscos de frutos do mar.

Nas refeições em que é servido mais de um vinho, o recomendado é começar sempre pelos rótulos mais leves e frescos e seguir até os mais encorpados e complexos. Espumante e brancos devem estar geladinhos, entre 8 e 12ºC, já a maioria dos tintos deve ser degustada entre 16 e 18ºC para uma experiência plena. A nossa dica é deixá-los uns 30 minutos de geladeira antes de consumir.

Caso queira deixar o espumante para o final, o Sexy Fish Blanc de Blancs, corte de uvas brancas Chardonnay e Torrontés, é outra bela opção da Bodega Norton para começar o jantar. Este branco tem aromas frescos e florais, com toques de frutas brancas, como pera, e, em boca, é saboroso, cítrico e refrescante. É perfeito com antepastos, saladas, queijos e pratos à base de peixes e frutos do mar.

O português Tons de Duorum Branco também é ideal para entradas, aperitivos, saladas e peixes. Com aromas de frutas cítricas e tropicais, notas florais e minerais, este branco elaborado pela prestigiada vinícola Duorum, na renomada região do Douro, tem ótima acidez em boca, com final fresco e persistente.

Apesar das temperaturas elevadas, que pedem vinhos brancos, espumantes e rosé, são poucos os enófilos que abrem mão dos tintos. O Quinta do Valdoeiro Reserva é um grande rótulo português, elaborado com um corte de uvas autóctones e internacionais na região da Bairrada pela famosa vinícola Cave Messias. Com estágio de 24 meses em barricas de carvalho francês, ótima estrutura, taninos sedosos e aromas complexos de frutos do bosque, harmoniza com carnes vermelhas grelhadas e leitão assado, entre outras combinações.

De Portugal vem também o Duorum Colheita, corte de uvas tintas autóctones, elaborado pela vinícola Duorum na região do Douro, que é perfeito com carnes assadas e massas com molhos, graças aos aromas de frutas vermelhas, especiarias e, um paladar seco, encorpado, com taninos firmes, mas suaves.

Permanecendo em Portugal, mas mudando para a região do Alentejo, o Marquês de Borba Colheita tinto é a marca mais conhecida do produtor João Portugal Ramos em seu país de origem. A excelente concentração aromática e o bom equilíbrio entre fruta, acidez e tanino são marcantes. Carnes grelhadas e queijos como gruyére, emmental, edam e gouda são ótimas harmonizações, além do clássico lombo de bacalhau.

No Alentejo é produzido também o Monsaraz Reserva DOC, um tinto com aromas de frutos pretos maduros, notas de especiarias, grande complexidade aromática, mineralidade e persistência. Passa por barricas de carvalho francês e americano por 12 meses e combina com carnes de caça, carnes vermelhas e queijos de cura ou meia cura.

Vinhos do Novo Mundo também são ótimas opções para comemorar. O Alambrado Pinot Noir é um dos rótulos de destaque da Bodega Santa Julia, na Argentina. Com aromas frescos de frutas vermelhas, é complexo e delicado, e muito saboroso em boca. Acompanha carnes vermelhas magras, massas com molhos vermelhos ou levemente condimentados.

Na nossa seleção não podia faltar a uva icônica da Argentina. O Norton Reserva Malbec amadurece por 12 meses em barricas de carvalho e tem aromas de frutas escuras maduras, especiarias e tabaco. Em boca, é complexo, carnudo e persistente. É ideal para massas com molhos à base de carnes e carnes assadas.

Para finalizar a refeição, o leque de bebidas que combinam com sobremesas e café é amplo. A começar pelo Licor 35, creme com sabor de pastel de nata, perfeito para tomar com gelo, em drinks ou acompanhando o cafezinho. Quem busca uma bebida rica e complexa, o CR&F é uma combinação das melhores aguardentes vínicas envelhecidas pelo método solera e produzidas em Portugal.

Já que sobremesas pedem vinhos doces as dicas são: Justino’s Madeira 3 anos e Porto Messias 10 anos. O primeiro tem aroma elegante, de frutos secos, doçura marcada, que harmonizam com chocolate negro, queijo, morangos, abacaxi e sobremesas à base de café. Já o segundo tem aromas delicados de frutas secas e passas, e é ideal para acompanhar frutas secas, panetone e até queijos.