Se você gosta de Sauvignon Blanc, prove a uva Antão Vaz

vinho branco marquês de borba

Capaz de se adaptar a terroirs muito diferentes, a uva Sauvignon Blanc dá origem a rótulos com características bem variadas. Essa é provavelmente uma das principais razões do sucesso desta cepa branca oriunda da França, mas cultivadas e apreciadas no mundo inteiro.  

Das notas de maracujá típicas dos Sauvignons Blancs da Nova Zelândia aos toques cítricos do Vale do Loire na França e de pêssego branco dos rótulos californianos, a Sauvignon Blanc demonstra sempre um caráter bem frutado, uma acidez elevada e teor alcóolico baixo.

A Sauvignon Blanc produz vinhos fáceis de beber e refrescantes, que combinam com uma grande variedade de pratos, sobretudo peixes e frutos do mar, como sushi e ceviche, além de antepastos e queijos moles.

Se você é um amante da Sauvignon Blanc, mas quer experimentar vinhos com outras uvas, mas características parecidas, prove os brancos elaborados com a cepa portuguesa Antão Vaz.

Pouco conhecida fora de Portugal, essa uva branca gosta muito de climas quentes, como o do Alentejo, região do sul do país europeu, onde é conhecida há séculos. Da sub-região de Vidigueira expandiu para outras sub-regiões e atualmente é encontrada também em Reguengos, Évora, Lisboa e Península de Setúbal.

A Antão Vaz elabora vinhos com aromas de frutos tropicais e apresenta um bom equilíbrio entre álcool e acidez. São rótulos “crocantes”, ou seja, que apresentam muito frescor e fáceis de beber.

Ficou curioso para experimentar vinhos produzidos com a Antão Vaz? Veja alguns rótulos que valem a pena:

Marquês de Borba Colheita Branco

vinho branco português marquês de borba

Blend de Antão Vaz, Arinto e Viogner, apresenta aromas de frutas cítricas com notas minerais. Em boca, possui boa estrutura e ótima acidez. Ideal como aperitivo ou para acompanhar saladas.

Marquês de Borba Vinhas Velhas DOC Alentejo Branco

vinho branco Marquês de Borba Vinhas Velhas

Elaborado com as uvas brancas Arinto, Roupeiro, Antão Vaz e Alvarinho, esse vinho apresenta aromas de frutas cítricas com notas tostadas. Em boca, possui destacado frescor e mineralidade, além de deliciosa untuosidade. 

Depois de 1/3 da fermentação alcoólica em inox, o mosto é transferido para barricas de carvalho, onde é concluída a fermentação. Amadureceu por 8 meses em barricas de carvalho francês e húngaro.

É perfeito com moqueca de peixe.

Régia Colheita DOC Alentejo Branco

vinho branco portugues regia colheita

Apresenta aromas de frutas brancas maduras. Em boca, destacam-se a complexidade, a ótima acidez e a untuosidade.

Após a fermentação em barricas de carvalho, passa por um processo de bâtonnage, durante algumas semanas. O vinho é removido das barricas para ser engarrafado no início da primavera. 

Ideal para peixes assados, principalmente bacalhau.

Reguengos DOC Alentejo Branco

Reguengos DOC Alentejo Branco

Apresenta aromas frutados. Em boca, é equilibrado e fresco. Acompanha gaspachos, peixes grelhados e mariscos.

Tarefa Branco

vinho português Tarefa branco

Apresenta complexos aromas de fruta branca madura, com notas minerais e vegetais. Em boca, é fresco e intenso, elegante e envolvente. 

Tarefa é o nome de um recipiente de barro utilizado para armazenar pequenas quantidades de produtos tradicionais, como uvas. Neste caso, o vinho é fermentado nestas “tarefas”.

Combina com peixes assados e queijos curados.