Domaine Denis Dubourdieu

vinhos franceses da domaine denis dubourdieu

O francês Denis Dubourdieu, falecido em 2016, foi um dos nomes mais famosos da geração de enólogos contemporâneos. Além de importante viticultor, professor, pesquisador e doutor da Universidade de Bordeaux, foi consultor enológico de mais de 40 vinícolas europeias, entre elas as que produzem os famosos Cheval Blanc e Château de Yquem.

Ao lado da esposa Florence, e dos filhos Fabrice e Jean-Jacques, Dubourdieu comandou cinco propriedades, hoje sob a administração de seus herdeiros: o Château Doisy-Daëne, um cru classé na região de Sauternes/Barsac, herança de seu pai; o Château Cantegril, um Cru Bourgeois em Barsac, de seu avô materno; o Château Reynon, que era do pai de sua esposa; o Clos Floridene, que reúne os melhores solos para vinicultura na região de Graves (o nome é uma junção das iniciais do casal); e o Château Haura, arrendado em 2002.

Ainda em 2016, a revista inglesa Decanter elegeu o enólogo como o Homem do Ano, um dos mais importantes e respeitados títulos conferido a personalidades do mundo do vinho – uma espécie de Oscar do Vinho. Dubourdieu colocou em prática seus conhecimentos ao elaborar vinhos com personalidade inimitável, com grande intensidade e pureza aromática. Para conhecer os rótulos de Denis Dubourdieu disponíveis no Brasil, acesse aqui.

Mais sobre Denis Dubourdieu:

– Foi um dos principais nomes da geração de enólogos de seu tempo;

– Nasceu “no” Château Doisy-Däene e passou a infância no Château Cantegril, que pertencia à família de sua mãe;

– Cursou engenharia agrônoma e especializou-se em enologia e viticultura;

– É respeitado mundialmente pelos estudos sobre os aromas e as leveduras dos vinhos, principalmente dos brancos. Certa vez, disse: “me fascinava o fato de que o aroma de um vinho, que nos permite reconhecer a variedade, não existe no gosto da uva”.

– “Papa do vinho branco”: um dos melhores especialistas no processo de vinificação e envelhecimento dos vinhos brancos. Começou estudando a Sauvignon Blanc.

– Viticultor, professor, doutor e diretor da Universidade de Bordeaux.

– Um dos autores do Tratado de Enologia.

– Como pesquisador, tem mais de 200 importantes artigos publicados.

– Consultor enológico de mais de 40 vinícolas europeias, entre elas as que produzem os famosos Cheval Blanc e Château de Yquem.

– Homem do Ano 2016 da revista inglesa Decanter, o Oscar do mundo do vinho (edição de abril de 2016). Já ganharam esse mesmo prêmio Jancis Robinson, Aubert de Villaine, Angelo Gaja, Emile Peynaud e Hugh Johnson.

– Ao lado da esposa Florence, e dos filhos Fabrice e Jean-Jacques, comandou cinco propriedades:

Château Doisy-Daëne, um cru classé na região de Sauternes/Barsac, herança de seu pai;

Château Cantegril, um Cru Bourgeois em Barsac, de seu avô materno;

Château Reynon, que era do pai de Florence;

Clos Floridene, que reúne os melhores solos para vinicultura na região de Graves (o nome é uma junção das iniciais do casal);

Château Haura, arrendado em 2002.

Preocupação ambiental da Domaine Denis Dubourdieu:

– Não usam pesticidas e fertilizam as videiras somente com adubos orgânicos;

– Há preocupação com a emissão do carbono: eles possuem uma floresta com a mesma área de vinhedos;

Tags: , , , , , , , ,