Vinho tinto na temperatura ambiente e branco e rosé gelados? Isso é como muitos apreciadores costumam tomar vinho, mas será que é correto? A verdade é que cada estilo de vinho tem uma temperatura ideal de serviço. De regra, espumantes e brancos são servidos mais gelados que os tintos, mas isso não quer dizer que estes devam ser tomados em temperaturas ambiente.
Se o vinho for muito quente ou muito frio
Numa refeição, degustação ou confraternização pode acontecer que o vinho seja servido na temperatura errada. Se a bebida for muito gelada, os aromas tendem a ficarem escondidos, dificultando a apreciação. Esse problema é muito comum com os brancos guardados na geladeira. Nesse caso é preciso esperar alguns minutinhos até o vinho alcançar a temperatura adequada: para acelerar o processo segura a taça entre as mãos de modo a aquecer o vidro e elevar a temperatura da bebida.
Se o vinho for servido muito quente, a experiência vai ficar igualmente prejudicada. Nos tintos, o aroma pode arder no nariz e a bebida pode entregar aromas medicinais. Nesse caso é preciso resfriar a garrafa por cerca de 15 minutos na geladeira. Um balde com bastante gelo, água e uma colher de sal também é uma alternativa para resfriar rapidamente a bebida: gire rapidamente a garrafa imersa para acelerar o processo.
A temperatura certa para cada vinho
Servir o vinho na temperatura correta não é um detalhe secundário. Além de permitir uma análise sensorial perfeita, em que é possível perceber os aromas e sabores, a experiência como um todo fica muito mais prazerosa: tomar um vinho tinto, branco, rosé ou espumante em temperatura ambiente num dia de calor pode resultar bastante desagradável, independente da qualidade da bebida.
Veja a seguir a temperatura de serviço ideal para cada estilo de vinho:
Espumantes e brancos leves: resfrie na geladeira e sirva gelado, entre 3ºC e 7º C. Exemplos de uvas brancas leves são Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Alvarinho (ou Albariño), Grüner Veltliner e Vinho Verde.
Brancos encorpados, brancos aromáticos e rosés: resfrie na geladeira, mas espere alguns minutos antes de servir. A temperatura ideal está entre 7ºC e 13ºC. Exemplos de uvas brancas encorpadas são Chardonnay, Sémillon e Viogner. Entre os brancos aromáticos estão Chenin Blanc, Gewürztraminer, Riesling e Torrontés.
Tintos leves e tintos de corpo médio: o ideal é que sejam servidos numa temperatura entre 13ºC e 16º C, isto é, temperatura de adega. Gamay e Pinot Noir são exemplos de uvas que produzem tintos leves. Tintos de médio corpo são elaborados com uvas como Barbera, Cabernet Franc, Carignan, Carménère, Merlot, Montepulciano, Negroamaro, Sangiovese, Valpolicella e Zinfandel.
Tintos encorpados, vinhos fortificados e de sobremesa: a temperatura correta de serviço desses vinhos está entre 16ºC e 20ºC, ou seja, devem ser tomados frescos, geralmente abaixo da temperatura ambiente. Nesta categoria entram as uvas Aglianico, Cabernet Sauvignon, Malbec, Nebbiolo, Nero d’Avola, Petit Verdot, Pinotage, Syrah, Tempranillo e Touriga Nacional. Exemplos de vinhos fortificados são o vinho do Porto, Madeira, Marsala, Sauternes e Xerez.