Como armazenar vinho em casa com ou sem adega climatizada

como armazenar vinho em casa

Para entender como armazenar vinho em casa é preciso saber que a bebida é um ser vivo e que, por isso, passa por processos químicos ao longo do tempo que alteram suas características sensoriais. Mesmo na garrafa, o vinho evolui até chegar ao seu auge de aroma e sabor, antes de começar a decair e virar vinagre.

Para evitar que o vinho estrague, é preciso adotar alguns cuidados de armazenamento. Claro que ter uma adega climatizada é o jeito mais certeiro para manter as garrafas na temperatura correta e com pouca ou nenhuma oscilação. A temperatura ideal para guarda é de 10ºC a 13ºC, com 75% de umidade

Tipos de adega climatizada

A adega climatizada é o sistema ideal para armazenar vinhos, seja os que estão prontos para consumo imediato e os de guarda, ou seja, os grandes rótulos que podem aguentar 10, 20 ou até 30 anos antes de serem aberto.

As adegas climatizadas se dividem em dois tipos: as termoelétricas e as que funcionam por compressor. As primeiras são compactas, tem um custo menor, fazem pouco barulho e não consomem muita energia. O funcionamento está baseado na troca de calor entre o interior e o ambiente externo, ou seja, a adega tem uma placa de cerâmica que expulsa o calor. O limite da adega climatizada termodinâmica é manter a temperatura em ambientes muito quentes, acima de 25ºC, o que em muitas regiões do Brasil pode ser um problema.

Já as adegas climatizadas por compressor têm um motor para resfriar o interior e funcionam basicamente como uma pequena geladeira. São perfeitas para manter a temperatura interna estável nos climas mais quentes, além de compactas. As desvantagens das adegas climatizadas por compressor é que são mais caras, fazem mais barulho e gastam mais eletricidade.

Como armazenar vinho sem adega climatizada

Embora mais difícil, é possível armazenar vinho corretamente mesmo sem adega climatizada. Afinal é assim que se fez por séculos, antes da eletrificação, e continua sendo feito nas caves das vinícolas ao redor do mundo.

Como vimos, vinho gosta de lugar escuro, úmido e fresco. Portanto, você deve encontrar essas condições na sua casa. Pode ser um porão, uma garagem, debaixo de uma escada ou numa gaveta. Tijolos furados podem ser uma boa opção, já que o material protege da luz e estabiliza a temperatura.

Evite guardar as garrafas em lugares secos, iluminados e com altas temperaturas. Armários da cozinha devem ser evitados por estarem muito perto de forno e fogão, o que provocam oscilações de temperaturas no ambiente. A geladeira é um lugar inadequado por ser muito frio, ter muita oscilação de temperatura quando a porta é aberta e fechada, além de ser iluminado.

Garrafa de pé ou deitada?

As garrafas com a tampa de rosca (screw cap) podem ser guardadas de pé, pois são completamente vedadas. Já as de rolha devem ser mantidas deitadas, pois, dessa forma, o líquido fica em contato com a rolha, expandindo o material e impedindo a entrada do ar.