Você sabe o que são vinhos veganos?

Confira 3 vinhos veganos que acabaram de chegar ao Brasil

Quando a gente pensa em como são produzidos os vinhos não se tem ideia de que algum derivado de animal possa fazer parte do processo, não é mesmo? Mas existem proteínas de origem animal que podem ser utilizadas em alguma etapa da elaboração. Porém, acompanhando as tendências de respeito à natureza, cada vez mais os produtores optam pela produção de vinhos veganos.

O que são os vinhos veganos? São aqueles que não utilizam absolutamente nada de origem animal em nenhuma fase da produção. Durante a clarificação e a filtragem pode-se optar por alguma proteína do leite, do ovo ou de peixes. Esses processos retiram os resíduos sólidos deixando o vinho límpido, pois as substâncias funcionam como uma espécie de “imã” e atraem os resíduos. Produtores veganos geralmente pulam estas etapas para não haver esta interferência.

Pouca Roupa Vegano

A vinícola portuguesa João Portugal Ramos é adepta à técnicas sustentáveis e, desde 2012, integra a Iniciativa Europeia Business & Biodiversity, uma rede cujo principal objetivo é garantir a relação saudável entre a vitivinicultura e a biodiversidade.

A partir da safra 2020, a linha de vinhos Pouca Roupa é vegana, inclusive com o selo da European Vegetarian Union no contrarrótulo. Na produção, foram utilizadas apenas proteínas vegetais para a clarificação.

Para degustar

Confira as principais características dos vinhos Pouca Roupa branco, rosé e tinto safra 2020. Todos veganos e já disponíveis no Brasil.

Pouca Roupa Branco

Elaborado com as uvas Verdelho, Sauvignon Blanc e Viosinho, apresenta aromas intensos de frutas tropicais. Em boca é fresco e possui deliciosa acidez. Harmoniza com saladas e massas com molhos leves.

Pouca Roupa Rosé

Na composição as uvas Aragonez, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Destacam-se os aromas de frutas vermelhas. Em boca, é fresco, possui acidez equilibrada e boa estrutura. Ótima companhia para pratos orientais e saladas mediterrâneas.

 

Pouca Roupa Tinto

Tinto de aromas intensos de frutas vermelhas como cerejas, amoras e cassis, com notas balsâmicas. Em boca, destacam-se seus taninos sedosos que resultam da combinação das uvas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Alfrocheiro. Ótimo para acompanhar pizzas e massas com molhos à base de carnes.

 

Tags: , , , ,