O que é vinho vegano e qual a diferença dos tradicionais

Se o vinho é feito de uva, por que existe o vinho vegano? Nos últimos anos, com o aumento da parcela da população que tem adotado uma dieta livre de carnes e derivados de origem animal, os vinhos veganos começaram a conquistar uma porção de mercado cada vez mais expressiva. Produtores do mundo inteiro estão se adequando à demanda do público ao oferecer rótulos que exibem o selo vegano.

Quando pensamos em como são produzidos os vinhos não se tem ideia de que algum derivado de animal possa fazer parte do processo, não é mesmo? Pode parecer estranho, mas o mais comum na enologia é usar proteínas de origem animal em algumas etapas da elaboração da bebida. Porém, acompanhando as tendências de respeito à natureza, cada vez mais os produtores optam pela produção de vinhos veganos.

O que são os vinhos veganos? São aqueles que não utilizam absolutamente nada de origem animal em nenhuma fase da produção. Durante a clarificação e a filtragem pode-se optar por alguma proteína do leite (caseína), ovo (albumina), bovina ou suína (gelatina), ou peixes (ictiocola) para dar uma aparência transparente à bebida.

Esses processos retiram os resíduos sólidos deixando o vinho límpido, pois as substâncias funcionam como uma espécie de “imã” e atraem os resíduos sólidos que precipitam no fundo do recipiente, de onde são retirados por meio de filtragem.

Produtores veganos geralmente pulam estas etapas para não haver esta interferência ou usam agentes clarificantes e de filtragem de origem vegetal e mineral, como o alginato (presente em algas), a bentonita (mineral), outras proteínas vegetais ou extrato protéico de leveduras, entre outros.

Os vinhos veganos são aqueles que não tiveram nenhum contato com agentes de origem animal. Nem todos os produtores deixam claro se o vinho é vegano, porém, com o crescimento da procura por parte de consumidores cada vez mais atentos à questão, muitas vinícolas estão usando selos veganos nas garrafas.

Procura vinhos veganos? Confira a nossa seleção de rótulos de diferentes países:

Pouca Roupa Vegano

A vinícola portuguesa João Portugal Ramos é adepta à técnicas sustentáveis e, desde 2012, integra a Iniciativa Europeia Business & Biodiversity, uma rede cujo principal objetivo é garantir a relação saudável entre a vitivinicultura e a biodiversidade.

A partir da safra 2020, a linha de vinhos Pouca Roupa é vegana, inclusive com o selo da European Vegetarian Union no contrarrótulo. Na produção, foram utilizadas apenas proteínas vegetais para a clarificação.

Pouca Roupa Vegano Branco

Pouca Roupa vinho vegano branco

Elaborado com as uvas Verdelho, Sauvignon Blanc e Viosinho, apresenta aromas intensos de frutas tropicais. Em boca é fresco e possui deliciosa acidez. Harmoniza com saladas e massas com molhos leves.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Pouca Roupa Vegano Rosé

vinho vegano rosé Pouca Roupa

Na composição as uvas Aragonez, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Destacam-se os aromas de frutas vermelhas. Em boca, é fresco, possui acidez equilibrada e boa estrutura. Ótima companhia para pratos orientais e saladas mediterrâneas.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Pouca Roupa Vegano Tinto

vinho vegano tinto Pouca Roupa

Tinto de aromas intensos de frutas vermelhas como cerejas, amoras e cassis, com notas balsâmicas. Em boca, destacam-se seus taninos sedosos que resultam da combinação das uvas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Alfrocheiro. Ótimo para acompanhar pizzas e massas com molhos à base de carnes.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Linha 99 Rosas vinho vegano

A linha 99 Rosas de vinhos veganos é produzida pela vinícola Dominio de Punctum em Las Pedroñeras, no extremo norte da região de La Mancha, na Espanha. A empresa é especializada em vinhos orgânicos e biodinâmicos, elaborados sem substâncias químicas, em respeito ao meio ambiente.

***

99 Rosas Vegano Branco

vinho vegano branco 99 rosas

Elaborado com as uvas Chardonnay (70%) e Viognier (30%), este vinho vegano branco é frutado, equilibrado, com aromas de frutas brancas que lembram pera madura e lima da Pérsia, com leve nota floral. Vinho de médio corpo, fresco e muito fácil de beber. Traz o selo Produto Orgânico Brasil. Acompanha salmão, atum, marisco, pratos picantes e queijos moles.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

99 Rosas Branco Edição Especial e Limitada

99 Rosas Vegano Branco Edição Limitada

Vinho orgânico com Aromas de frutas brancas (pera madura) e cítricas (lima-da-pérsia), com notas florais. Fresco e frutado, com corpo médio. Fácil de beber. Frutos do mar, queijos moles e pratos condimentados.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

99 Rosas Vegano Rosé

vinho vegano 99 rosas rosé

Vinho orgânico rosé com aromas frutados. Em boca é seco e refrescante. Acompanha massas e pratos à base de peixes.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

99 Rosas Rosé Vegano Edição Especial e Limitada

Vinho vegano 99 Rosas rosé Edição Limitada
Vinho orgânico, elaborado com as uvas Bobal e Garnacha, com aromas de frutas vermelhas. Em boca, é seco, frutado e fresco. Combina com pescados, frutos do mar, saladas e massas leves.
***

99 Rosas Vegano Tinto

99 Rosas tinto vinho vegano

Tinto orgânico elaborado com as uvas Tempranillo (70%) e Cabernet Sauvignon,(30%). Apresenta aromas de frutas vermelhas frescas. Em boca, é elegante, de médio corpo e ótima acidez. Bastante gastronômico, acompanha muito bem pratos à base de carnes vermelhas, aves e massas.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

99 Rosas Vegano Tinto Edição Especial e Limitada

99 Rosas Vegano Tinto Edição Limitada

Vinho orgânico com aromas de frutas vermelhas frescas. Elegante e equilibrado, com ótima acidez e final prolongado. Combina com carnes vermelhas, aves e massas com molhos intensos.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Mil Historias Garnacha – Vinho vegano tinto

Mil Histórias Garnacha vinho tinto vegano

Vinho tinto elaborado na DOP (Denominação de Origem Protegida) Manchuela com a uva Garnacha de vinhedos de até 70 anos. Estagia 4 meses em barrica de carvalho francês. A vinícola possui o selo europeu de produção vegana. Combina com carnes, queijos e massas.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Mil Historias Syrah – Vinho vegano tinto

Mil Histórias Syrah vinho tinto vegano

Vinho tinto elaborado na DOP (Denominação de Origem Protegida) Manchuela com a uva Syrah de vinhedos de até 50 anos. Estagia 4 meses em barrica de carvalho francês. A vinícola possui o selo europeu de produção vegana. Harmoniza com carnes vermelhas, carne de caça, pratos condimentados e queijos como Roquefort.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Mil Historias Bobal – Vinho vegano tinto

Mil Histórias Bobal vinho vegano tinto

Vinho tinto elaborado na DOP (Denominação de Origem Protegida) Manchuela com a uva Bobal de vinhedos de até 70 anos. Estagia durante 4 meses em barricas de carvalho francês. A vinícola possui o selo europeu de produção vegana. Combina com carnes, massas, guisados e paella à base de carne.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Mil Historias Tempranillo – Vinho vegano tinto

Mil Histórias Tempranillo vinho tinto vegano

Vinho tinto elaborado na DOP (Denominação de Origem Protegida) Manchuela com a uva Tempranillo de vinhedos de até 50 anos. Estagia 4 meses em barrica de carvalho francês. A vinícola possui o selo europeu de produção vegana. Harmoniza com entradas, salmão, carnes vermelhas ou de caça.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Mil Historias Malbec – Vinho vegano tinto

Mil Histórias Malbec vinho tinto

Vinho tinto elaborado na DOP (Denominação de Origem Protegida) Manchuela com a uva Malbec de vinhedos de até 25 anos. Estagia 4 meses em barrica de carvalho francês. A vinícola possui o selo europeu de produção vegana. Comina com massas, carnes brancas ou vermelhas, risotos e chocolate negro.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Altolandon Syrah, Grenache e Cabernet Franc – vinho tinto vegano

Vinho tinto vegano Altolandon

Vinho tinto elaborado na DO (Denominação de Origem) Manchuela com as uvas Syrah, Grenache e Cabernet Franc. Os vinhedos de Grenache têm, em média, 60 anos. Amadurece durante 24 meses em barrica de carvalho francês. A vinícola possui o selo europeu de produção vegana. Combina com carnes.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

L’Ame Malbec – vinho tinto vegano

Vinho tinto vegano malbec l'ame

Vinho tinto elaborado na DO (Denominação de Origem) Manchuela com as uvas Malbec de vinhedos de 15 anos. Com aromas de violetas, encorpado e com longo final. A vinícola possui o selo europeu de produção vegana. Estagia 16 meses em barrica de carvalho francês. Combina com estrogonofe, carnes vermelhas e pratos condimentados.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Rayuelo Bobal – vinho tinto vegano

vinho tinto vegano Rayuelo Bobal

Vinho tinto elaborado na DO (Denominação de Origem) Manchuela, com a uva Bobal de vinhas velhas (entre 60 e 100 anos). Estagia por 8 meses em barricas de carvalho francês. Na degustação, ótimo frescor e equilíbrio. Leva o selo europeu de vinho vegano. Ótimo sozinho e com massas com molhos de carne.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Labastide Dauzac Margaux – vinho tinto vegano

Vinho tinto vegano Labastide Dauzac

Vinho tinto de Margaux, a maior apelação comunal do Médoc, margem esquerda de Bordeaux. Combinação das uvas Cabernet Sauvignon (52%) e Merlot (48%) é um exemplar complexo, saboroso, elegante a aromático. Amadurece 18 meses em barricas de carvalho francês. A agricultura é orgânica e o vinho 100% vegano. Acompanha carnes brancas, vermelhas e queijos.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

***

Grüner Veltliner Bruch – vinho branco vegano

vinho vegano branco Bruch Gruner Veltliner

Bruch é um vinhedo localizado na Áustria que fica em uma encosta íngreme e origina vinhos com características frescas e apimentada. As uvas são colhidas anualmente e o vinho permanece em tanque de inox por 6 meses. Apresenta sabores de maçãs verdes, com notas delicadas de limão e pimenta. Produto vegano.

Onde comprar: e-commerce Grande Adega.

Tags: , , , ,